Opinião

A nossa cidade – São João da Madeira – causas citadinas

• Favoritos: 88


Caros Sanjoanenses,
Sou a Voluntária de rua da Causa Animal de São João da Madeira
Gostaria que os sanjoanenses refletissem, comigo, sobre a nossa cidade.
A existência da Pirâmide de Maslow, que é um conceito da psicologia em que se descreve a organização das necessidades humanas numa estrutura hierárquica, fez-me pensar. Segundo esta teoria, as necessidades mais básicas devem ser satisfeitas antes das necessidades mais complexas serem abordadas. Nesta pirâmide encontramos 5 níveis.
O 1º nível, na base da pirâmide, diz respeito às necessidades fisiológicas básicas para a sobrevivência do indivíduo. Por exemplo: fome, sede, sono, respiração.
No 2º nível, encontramos as necessidades de segurança, física, saúde, emprego, financeira, alojamento.
O 3º nível contempla as necessidades sociais, integração social, amizade, amor, família.
No 4º nível, podemos observar as necessidades de estima, reconhecimento, respeito, autoconfiança, status.
No topo da pirâmide, encontram-se as necessidades de autorealização, desenvolvimento pessoal, criatividade. A pirâmide de Abraham Maslow é uma teoria, ferramenta útil no entendimento da motivação humana e como as necessidades influenciam os comportamentos.
Sendo a Cidade um “Organismo Vivo”, onde estamos todos incluídos, na minha humilde opinião, deve também existir no seu funcionamento, um género de pirâmide onde estão plasmadas as necessidades dos cidadãos. Desde as necessidades básicas e cruciais, até outras mais complexas.
A existência da PNBC, a existência da Pirâmide das Necessidades Básicas e Cruciais da Cidade, facilitaria o funcionamento e trabalho do município, estaria, na minha opinião, o funcionamento da câmara municipal mais próximo das necessidades dos seus cidadãos.
Pois, como sanjoanense, Voluntária de Rua, pertencente ao Banco Local de Voluntariado, sinto que os cidadãos não são devidamente escutados e apoiados nas suas necessidades.
As necessidades estruturais do município, abrangem diversas áreas, como abastecimento de água potável e sistemas de recolha e tratamento de esgotos.
Recolha, tratamento e reciclagem lixos urbanos, limpeza e higiene urbana.
A mobilidade dentro do município com transportes públicos adequados. Estradas e passeios, seguros e condignos.
A distribuição de energia eléctrica. O acesso a habitação digna, com preços acessíveis.
A manutenção dos espaços públicos, parques e jardins. O tratamento do património arbóreo, o apoio e proteção aos animais que connosco partilham a cidade.
Os equipamentos como escolas, centro de saúde, piscinas municipais, bibliotecas, centros culturais e desportivos devem ser preservados, reabilitados e conservados em bom funcionamento.
A segurança pública, a prevenção de acidentes devem ser alvo de preocupação do município.
Os serviços municipais, como emissão de documentos, gestão de obras, pagamentos, serviços sociais e outros devem ser eficientes, práticos, simples.
Os cidadãos podem e devem ser questionados sobre quais as necessidades básicas e cruciais a realizar pelo município. A realização destas necessidades deve constar de uma prioridade e serem contínuas no tempo e não só quando se aproximam eleições municipais.
Atualmente, na minha opinião, o funcionamento do município encontra-se no topo da pirâmide, o que desmotiva, provoca descontentamento e tristeza a maioria dos seus cidadãos.
Gostava que os sanjoanenses refletissem sobre o que pretendem da sua cidade e como querem viver e usufruir dela.
Obrigada. Sejamos felizes!

88 Recomendações
523 visualizações
bookmark icon