
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, enquanto escola vencedora, ao nível nacional, no âmbito do programa europeu “Euroscola”, ao encontro do tema «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos», partiu rumo a Estrasburgo, percorrendo três países (Suíça, Alemanha e França), entre os dias 10 e 12 de outubro, em representação da sua Escola, do seu município, do seu distrito e do seu país.
Depois das habituais aventuras aéreas, ainda bem de madrugada, os 24 alunos e as 2 docentes que acompanharam o grupo, Dina Sarabando e Teresa Sousa, chegaram à Suíça, à cidade de Basileia, sentindo, logo, um clima bem mais invernoso. A próxima paragem ocorreu, já, num outro país, a Alemanha, onde todos se regozijaram com as maravilhas que nos iam sendo apresentadas na cidade de Friburgo, tendo todos aproveitado este espaço tão histórico e acolhedor, junto da Catedral de Freiburg de Nossa Senhora, para o almoço do dia.
Seguimos, posteriormente, rumo a França, tendo visitado Kaysersberg, nas encostas orientais dos Vosges, e Colmar, uma das mais bonitas cidades francesas, conhecida, devido aos seus canais floridos, por “La Petite Venise”. O primeiro dia terminou já na cidade de Estrasburgo, na região da Alsácia, onde nos acomodámos num espaço bem hospitaleiro. E apagou-se, então, a luz, descansando-se para um novo e longo dia…
No dia 11 de outubro, feriado municipal em S. João da Madeira, à hora prevista, todos os 24 deputados serafinos, trajados a rigor, apanharam o metro rumo ao Parlamento Europeu, ao Edifício Louise Weiss, onde foram recebidos com pompa e circunstância. Após os trâmites de segurança, sentindo-se no ar múltiplas línguas, provenientes de todos os países da União Europeia, os jovens deputados foram encaminhados para o hemiciclo, de acordo com a cor atribuída a cada um. Seguidamente, todos assistiram ao habitual discurso de boas-vindas, a partir de uma mensagem por vídeo da Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. Posto isto, teve lugar uma sessão de perguntas e respostas, «Ask your Vice-President», dirigida a Sabine Verheyen, a Primeira Vice-Presidente do Parlamento Europeu, na qual brilhou a serafina Victória Cavalcante. Posteriormente, os alunos usufruíram de um «Innovation Lab», subordinado ao tema “PROTECTING DEMOCRACY AND FUNDAMENTAL RIGHTS IN EUROPE”, contando com a presença de Antonio Caiola, que dirige, no Parlamento Europeu, os Serviços Legais. De novo, os serafinos estiveram imperáveis com as suas intervenções, aproveitando, ao máximo, esta oportunidade única (Rita Almeida, Rodrigo Vieira, Isabelle Góes, Diana Tavares e Beatriz Barbosa), apesar de tantos outros, também, o terem tentado.
A parte de tarde foi preenchida com uma simulação do trabalho efetuado pelos membros do Parlamento Europeu cujo enfoque recaiu no tema da Democracia e dos Direitos Fundamentais, assim como com um “workshop” interativo e um debate, ainda no hemiciclo.
O programa deste dia, no Parlamento Europeu, foi sempre moderado por Annette Gerlach e Sven Saekert. Uma das situações mais interessantes do dia prendeu-se com o facto de os Encarregados de Educação dos nossos alunos terem assistido à primeira parte dos trabalhos parlamentares, via “webstreaming”. De realçar que os professores da União Europeia beneficiaram, igualmente, de um programa específico, como uma visita guiada e um “eurogame” entre todos os intervenientes.
Este momento político, durante o qual os nossos deputados aproveitaram para estabelecer contacto com jovens de toda a Europa, teve como apoteose a audição vibrante do hino da União Europeia. Despedidas efetuadas, pusemos, de novo, pés ao caminho em direção ao hotel. Esperava-nos um marco diferente no nosso roteiro: aproveitámos um “pedacinho” da noite para conhecermos mais a cidade de Estrasburgo que nos encantou a todos e que surgia aos nossos olhos como um postal.
O último dia desta aventura foi recheado com uma visita à “La Petite France”, terminando, de novo, em Estrasbugo, junto à imponente Catedral de Notre Dame, calcorreando cada recanto deste lugar tão histórico, procurando cada um sentir-se parte deste universo da Alsácia, que já anunciava a época natalícia, não fosse esta a capital do Natal. Próximo destino: o campo de concentração e a câmara de gás de Natzweiler-Struthof que nos fez, a todos, refletir sobre a desumanidade que, infelizmente, sempre pairou no mar da existência humana.
Após este momento, era chegada a hora de nos deslocarmos para a Suíça, sendo que, por volta das 21h15, já sobrevoávamos os ares rumo ao nosso país. O autocarro, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, já nos esperava na parte exterior do aeroporto.
A missão, a que, desde o ano letivo transato, toda a delegação se propôs fora plenamente cumprida! Não posso deixar de agradecer, em primeiro lugar, aos dois verdadeiros heróis, a Beatriz Barbosa e o Rúben Marques, a quem se deve toda esta experiência, assim como à Direção da nossa escola e aos Encarregados de Educação.
Resta-me desejar que este momento permaneça na memória de todos os que abraçaram esta iniciativa e que esta seja o rastilho de grandes transformações.
Dina Sarabando
Novas descobertas
Pais, Filhos e Animais de Estimação - Lições incríveis em sala de aula
Recentemente, a sala de aula do 1.ºA da Escola Básica do Parque foi palco de uma experiência muito especial, na qual pais, filhos e animais de estimação se reuniram para partilhar novas descobertas e gerar aprendizagens valiosas. Esta interação entre crianças, famílias e os seus amigos de quatro patas trouxe lições que foram para além dos livros, envolvendo temas como a responsabilidade, a empatia, a ciência e o bem-estar animal e emocional.

Ao longo do Dia Mundial do Animal, alunos e pais foram convidados a contar histórias sobre os seus animais de estimação. Entre sorrisos e curiosidade, descreveram como cuidar de um cão e de um gato, por exemplo, porque não é apenas divertido, mas também uma grande lição de vida.
Uma das aprendizagens mais marcantes desta partilha foi a empatia que as crianças desenvolvem ao conviver com os seus animais de estimação. Ao entenderem as necessidades de um ser vivo, seja um cão que precisa de carinho ou um gato que procura um espaço tranquilo, os alunos aprendem sobre os cuidados a ter com cada animal, a sua alimentação, o seu revestimento e locomoção, refletindo sobre a necessidade de uma adoção consciente e responsável.
Durante a atividade, várias lições e descobertas foram partilhadas, mostrando como a convivência com os animais não só alegra as crianças, como também lhes ensina importantes valores e competências.
Envolver pais, filhos e animais de estimação, na sala de aula, permitiu a criação de um ambiente de partilha e de colaboração, onde todos aprendemos uns com os outros, de forma divertida e educativa.
Os nossos amigos de quatro patas deram-nos uma verdadeira lição de responsabilidade, amor e respeito.
A professora Marisela Oliveira
Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
PNPSE - EPE | 1.º CEB do AESL
O Jardim de Infância de Fundo de Vila, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, usufrui de um Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, no âmbito do PNPSE, no EPE e no 1.º CEB. Este projeto é realizado em contexto de sala de aula, com a presença da educadora titular do grupo, dinamizado pela psicóloga Soraia Abelha.
As atividades incluem dinâmicas de grupo, jogos educativos e momentos de partilha, nas quais as crianças expressam as suas emoções e aprendem a lidar com as mesmas, de maneira saudável. O projeto promove, também, a empatia e o respeito mútuo, incentivando os pequenos a desenvolverem competências como a cooperação, a comunicação eficaz e a resolução de conflitos.
Além disso, há uma forte ênfase na inclusão, garantindo que todas as crianças, independentemente das suas origens ou habilidades, se sintam valorizadas e integradas. As sessões são, cuidadosamente, planeadas para serem interativas e envolventes, utilizando materiais diversos e abordagens lúdicas que captam a atenção das crianças, facilitando, assim, a aquisição de novas aprendizagens.
O impacto deste projeto é visível no comportamento e no bem-estar das crianças, que se mostram mais seguras, autoconfiantes e capazes de construir relações saudáveis.
Assim, o J.I. de Fundo de Vila, através deste projeto, não apenas apoia o desenvolvimento educacional, mas também ajuda a formar crianças emocionalmente equilibradas, prontas para enfrentar os desafios do futuro com resiliência e empatia.
JI, sala 1
«Celebrar a Nossa História»
Os jovens de outrora em S. João da Madeira
Mais um desafio, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de SJM, e mais uma demonstração do gosto, por parte do AESL, em abraçar uma temática distinta, «Os Jovens de Então», procurando, de novo, de uma forma criativa, comemorar o dia da emancipação concelhia.

Assim, a exposição patente contou, este ano, com o talento dos alunos do 12.ºB, do curso de Artes Visuais, através da criação de ilustrações alusivas ao passado dos jovens sanjoanenses, evidenciando as atividades que ocupavam os jovens de outrora: as romarias, as procissões, as espadelas, as desfolhadas, as brincadeiras escolares (o jogo do lenço, a fisga e o arco, por exemplo), bem como a deslocação aos tanques do município para os namoricos, o cinema, o teatro e as esfarrapadas.
Ademais, a participação do AESL foi, ainda, enriquecida com um vídeo que contou com os testemunhos de avós de alunos do Agrupamento (10.º A e E), a quem, sentidamente, agradecemos.
Por fim, congratulamos o digno contributo do Orfeão de Santa Maria da Feira que cedeu, para esta exposição um conjunto de trajes que ilustram os jovens remendados, os noivos ricos, os jovens em fatos usados em dia de festa, a vendedeira de fogaças e os trajes de romaria.
E, assim, de forma original, perante diferentes perspetivas, o AESL contribuiu, mais uma vez, para a concretização desta iniciativa municipal.
Projeto Erasmus+ GIVET-SMART
AESL marca presença na Gran Canária
Entre 29 de setembro e 5 de outubro, a Gran Canária foi o palco de uma mobilidade internacional que contou com a participação de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no âmbito do projeto Erasmus+ GIVET-SMART (Green Industry 4.0: Vocational Education and Training for Sustainable Manufacturing with IoT). Este projeto, que reúne participantes de seis países – Portugal, Eslovénia, França, Espanha, Países Baixos e Turquia –, visa preparar os alunos para os desafios da indústria sustentável através da Internet das Coisas (IoT).
Assim sendo, seis alunos portugueses (três do curso de Técnico de Mecatrónica e três do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) colaboraram em mini-projetos, tendo desenvolvido soluções inovadoras com o intuito de se promover a sustentabilidade. Desta foram, integrados em equipas de distintos países internacionais, os alunos aplicaram tecnologias IoT, a fim de fomentarem práticas ambientais mais responsáveis.
Para além das atividades técnicas, a mobilidade incluiu momentos culturais, durante os quais os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a produção local sustentável. Destacam-se, assim, visitas à cidade de Las Palmas e ao Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (INTA).
A semana culminou com as apresentações finais dos projetos e a entrega de merecidos certificados.
Posto isto, com esta experiência, os alunos e professores não só adquiriram competências técnicas e digitais, como também reforçaram a sua consciência ambiental, essenciais para o futuro da Indústria 4.0.
Inauguração dos novos Espaços Desportivos no AESL
O dia 7 de outubro viu os novos espaços desportivos da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite serem, formalmente, inaugurados. Esteve presente, neste evento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, assim como diversos outros representantes de estruturas concelhias, nomeadamente, a Sr.ª Vereadora da Educação, Irene Guimarães.
Um desejo de há vários anos foi, agora, concretizado, contando o Agrupamento com espaços modernizados adaptados à pática desportiva de 9 modalidades. Estas incluem o andebol, a escalada e o basquetebol, entre outros, destacando-se o padel, até porque a Serafim Leite é, neste momento, o único estabelecimento de ensino público no país com campos para esta modalidade.

