AESL destaca-se com apresentação de trabalhos bilingues no único projeto do género no concelho
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) realizou, na passada sexta-feira, 6 de junho, uma mostra pública dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto Escolas Bilingues, que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. O evento, que teve início pelas 18 horas, contou com apresentações inteiramente em inglês e envolveu alunos desde o 3.º ano até ao ensino básico.
Esta é uma iniciativa única no concelho de S. João da Madeira, sendo o AESL o único agrupamento a integrar este programa, que oferece a cerca de 60 alunos a possibilidade de aprenderem conteúdos curriculares em inglês, num modelo de ensino bilingue que alia o domínio da língua a temas académicos diversos.
Durante a apresentação, os alunos demonstraram as suas competências linguísticas através de apresentações que abordaram temáticas de relevância social, ambiental e científica, como a igualdade de género, a sustentabilidade e os avanços tecnológicos.
A diretora do AESL, Helena Resende, sublinhou a importância deste projeto no contexto atual, destacando que “não só a nível internacional é importante o entendimento e a dominância do inglês, como agora se vê mais a sua importância a nível nacional, com o número de novas nações a virem viver para Portugal”. Acrescentou ainda que esta iniciativa representa “uma motivação para os alunos de se ligarem a esta língua e poderem partilhar as suas aprendizagens junto dos seus amigos e familiares”.
Com este projeto, o agrupamento faz a sua aposta numa “educação aberta ao mundo, promovendo a inclusão, a diversidade e a preparação dos alunos” para uma sociedade cada vez mais globalizada.