
O museu convida os visitantes a mergulharem na história do calçado, descobrindo as vidas dedicadas a este ofício e as peças que marcaram épocas, através do catálogo que inauguraram na passada sexta-feira.
No passado dia 14 de junho, o Museu do Calçado em S. João da Madeira abriu as suas portas para um evento que marcou o lançamento do primeiro catálogo da sua coleção permanente. S. João da Madeira, cidade reconhecida pelo seu saber fazer tradicional, celebrou este momento de forma inovadora e interativa, destacando a rica história e evolução da indústria do calçado em Portugal.
O evento de lançamento do catálogo foi preparado para proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes. À entrada, uma personagem vestida de Gato das Botas rececionou os convidados, dando um toque lúdico à ocasião. Uma galeria de estrelas com imagens em grande escala das peças mais emblemáticas da coleção permitiu ao público tirar fotografias, eternizando o momento que percorria a passadeira vermelha do início do evento.
A cerimónia contou ainda com um excerto da peça “Montanhas às Costas”, de Domingos Oliveira, apresentada pelo Teatro Popular de Espinho (TPE). Durante a apresentação formal do catálogo, destacaram-se as intervenções de várias personalidades influentes, incluindo Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, dra. Ana Maria Vasconcelos, vice-presidente da APICCAPS, e Sara Paiva, Diretora do Museu do Calçado. Além disso, dois caricaturistas estiveram presentes, retratando os convidados e reunindo assim retratos das personalidades mais emblemáticas da indústria do calçado.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3993, de 20 de junho de 2024, ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

