Regresso às Aulas 2022_2023

Programa “Escola Aberta” registou número recorde de inscritos

• Favoritos: 99


Edição deste ano decorreu no renovado edifício da escola do ensino básico de Fundo de Vila. Intitulado “Escola Aberta”, o programa destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos já matriculadas na educação pré-escolar.

Esta é uma iniciativa “extraordinariamente importante”, que “veio dar resposta a uma necessidade premente de acolhimento e acompanhamento das crianças do pré-escolar em agosto”.  As palavras são da vereadora da Educação do município de S. João da Madeira, a propósito de mais uma edição do programa “Escola Aberta”, lançado pela autarquia em 2019, para acolher crianças na interrupção letiva de agosto.
A iniciativa decorreu, este ano, na renovada Escola de Fundo de Vila, com a participação de cerca de uma centena de crianças do pré-escolar, o que constituiu um recorde de inscrições neste programa.
O objetivo é dar resposta às famílias que, declarada e comprovadamente, necessitam desse serviço para acompanhamento, em agosto, das suas crianças em idade pré-escolar.
Assim, ao longo do mês passado, no âmbito desta iniciativa, as monitoras afetas à Educação Pré-Escolar do Município realizaram diversas atividades, nomeadamente nas áreas da expressão plástica, dramática e motora.
As crianças contaram ainda com diferentes oficinas da responsabilidade de técnicos de equipamentos municipais, como  Centro de Arte Oliva, Museu da Chapelaria, Museu do Calçado, Divisão do Ambiente e Divisão de Desporto.
Ao nível do serviço de cantina, a “Escola Aberta” abrangeu igualmente alunos do 1.º ciclo que inscritos em espaços de ATL. No total, foram servidas nesse âmbito mais de 2300 refeições organizadas e comparticipadas pela Câmara.
Recorde-se que desde 2019 que S. João da Madeira passou a ter oferta pública da valência de jardim-de-infância, medida tomada pela câmara municipal permitindo dar resposta às famílias que necessitam deste serviço também nesse mês de agosto de interrupção letiva.
Na altura, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, fazia um balanço muito positivo dessa primeira edição, que já então superou as expetativas de adesão, apesar de ser ainda uma experiência-piloto. As referências recebidas das crianças, encarregados de educação e funcionários foram “de tal modo positivas”, que a “Escola Aberta” fixou-se em definitivo no calendário da pausa letiva de verão.

99 Recomendações
930 visualizações
bookmark icon