
No dia 8 de novembro de 2024, foram entregues os Diplomas DELF (Diplôme d’études en langue française) a 29 alunos do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia - 23 diplomas do nível A2, 3 de nível B1 e 3 de nível B2.

É com muto orgulho que o AEJSC informa que o aluno Danny Alves dos Santos obteve o melhor resultado no DELF Scolaire B2 de 2024 - melhor resultado a nível nacional no nível de proficiência mais elevado do secundário.
Muitos parabéns ao Danny pelo empenho e dedicação!
Parabéns, também, a todos os participantes pelo empenho, pela dedicação e pelo investimento num futuro mais enriquecedor!
MIBE – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Comemora-se, anualmente, em outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e o tema proposto este ano pela IASL (International Association of School Librarianship) foi “Bibliotecas Escolares a ligar comunidades”.
Tendo em conta a situação que se vive atualmente no mundo, as equipas das bibliotecas das escolas secundária e EBS desenvolveram uma atividade que teve como objetivos contribuir para a partilha e cooperação entre alunos estrangeiros que frequentam as escolas, promover a leitura, a diversidade cultural e o apoio socioemocional e, ainda, construir uma comunidade mais coesa e interligada. Assim, os alunos das várias nacionalidades foram convidados para participarem numa tertúlia para partilharam histórias de vida, culturas e línguas, dificuldades de integração... Levaram com eles objetos que os ajudaram a contar essas histórias. São objetos que fazem a ponte entre Portugal, onde agora moram, e o país natal que deixaram para trás e que não lhes oferecia segurança e/ou um nível de vida digno.
O livro A rainha do Norte, de Joana Estrela, foi o mote para as atividades desenvolvidas nestas duas escolas e, a partir dele, as turmas foram convidadas a responder ao desafio “Knolling literário”: apresentar um livro através de uma fotografia com objetos relacionados com a história.
No 1.º ciclo deu-se início ao projeto “Livros inquietadores” que pretende levar a filosofia a esta faixa etária, promover as várias literacias e o espírito crítico através da leitura de livros criteriosamente selecionados e de jogos.
Foi, também, lançado à comunidade escolar o concurso literário concelhio “Microcontos”, este ano, na sua segunda edição, com o tema “Camões”.
Na Biblioteca Municipal, em parceria com as bibliotecas escolares, decorreu uma feira do livro usado, aonde se deslocaram algumas turmas da EB1/JI Conde Dias Garcia, para visitarem a feira e usufruírem de uma hora do conto, e as turmas de 3.º ano da EB1 Parrinho, para participarem no teatro interativo “Histórias do Oriente”, dinamizado por Inácia Cruz que transportou crianças e adultos numa aventura mágica nas areias quentes e brilhantes do deserto do Sahara, trazendo o misticismo do Oriente para o seu imaginário.
Foi um mês cheio de histórias e de leituras que encheram as bibliotecas de vida e de animação.
As tradições são festejadas no AE JSC
Para comemorar o São Martinho, todas as escolas do AEJSC dinamizaram os seus magustos com atividades variadas onde a castanha foi a rainha da festa.
Sendo um alimento benéfico para a saúde, o qual enriquece a dieta mediterrânea, como lembrou o Projeto de Educação para a Saúde, a castanha foi pretexto para convívios muito animados com canções e com a dramatização da lenda de S. Martinho.
Cerimónia “Hastear da bandeira verde”
No dia 12 de novembro, pelas 10h30, realizou-se a cerimónia de hastear da bandeira verde na Escola Secundária João da Silva Correia onde estiveram representantes das várias turmas, professores, assistentes operacionais, Direção do AE JSC e Autarquia.
Este foi, também, considerado o Eco-dia e a equipa do projeto Eco-Escolas divulgou o trabalho realizado por todos em prol do ambiente durante o ano letivo 2023/24.
“Através da educação contribui-se para mudar o mundo”, é a crença desta equipa que continua a dinamizar atividades variadas para que a mudança seja uma realidade.
Ir para o conteúdo











