Jornal Escola

Alunos do 11.º ano no roteiro camiliano…

• Favoritos: 85


No passado dia 21 de março, mais de 70 alunos dos diferentes cursos profissionais (11.º ano) do AESL tiveram a oportunidade de efetuar uma visita de estudo marcada pela memória e aproximação ao mundo de Camilo Castelo Branco. Foi um dia recheado de surpresas e de aprendizagem “in loco”.
A visita teve três momentos chave: o primeiro momento decorreu no Auditório do CMI, no próprio Agrupamento, consistindo numa palestra que permitiu revisitar lugares, pessoas, fotografias e momentos únicos da vida do escritor ultrarromântico; num segundo momento, foi possível visitar, de perto, a Cadeia da Relação do Porto, atualmente o Centro Nacional de Fotografia. Este espaço foi, em tempos, o lugar de “degredo” e reflexão na vida de Camilo, onde escreveu a obra “Amor de Perdição” e onde, coincidentemente, o próprio tio, Simão Botelho, o protagonista da novela camiliana, esteve, igualmente, preso após o assassinato de Baltasar Coutinho. Para terminar, um momento singular na vida dos alunos, a visita à Casa Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide. Aqui, os alunos contactaram com peças únicas e lugares que perduram da vida pessoal do autor.
Por entre boa disposição, debate, amizade e conhecimento literário, o dia 21 de março ficou registado nos livros da alegria e da educação literária dos alunos do 11.º ano (Ensino Profissional) do Agrupamento.

Celebrar abril… na Serafim!
No âmbito das celebrações do 25 de abril de 2023, a Assembleia e a Câmara Municipais da cidade desafiaram, de novo, as escolas do concelho a participarem no concurso de cartazes subordinado, nesta edição, ao tema «Memórias da Luta pela Liberdade».
Os alunos da Serafim Leite, miúdos e graúdos, arregaçaram as mangas e puseram a render a sua imaginação, tendo nascido trabalhos, nos quais estiveram envolvidos 105 alunos do Agrupamento, que, efetivamente, nos fazem viajar para 1974, o ano de grandes conquistas lusitanas, em todo o território português.
Este ano, a aluna Inês Miranda, do 10.ºB, foi agraciada com o 1.º lugar no Ensino Secundário.
Oxalá continuemos a celebrar (e a viver) a liberdade no nosso país por longos tempos!

«Parlamento dos Jovens»
Passaporte da Serafim Leite para a Sessão Nacional

No transato dia 28 de março, teve lugar no Cineteatro Messias, na Mealhada, a Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens» correspondente ao Ensino Secundário e ao Círculo Eleitoral de Aveiro, sob o tema «Saúde Mental - Que Desafios? Que Respostas?».
Assim, os jovens deputados da Serafim Leite, eleitos para o efeito, Lara Oliveira (11.ºA), Rúben Marques (10.ºC) e Cláudio Silva (11.ºB), participaram, de forma entusiasta e responsável, na referida sessão, em defesa das medidas que melhor serviriam o Círculo Eleitoral na Assembleia da República, materializando-se a sua intervenção na eleição do nosso Agrupamento, entre as quatro eleitas, e dos nossos deputados que, desta feita, participarão, nos dias 29 e 30 de maio, na Sessão Nacional, na Assembleia da República.
Uma vez mais, damos os parabéns aos nossos dedicados deputados serafinos que tão bem souberam representar o seu Agrupamento e o seu concelho! Até à nacional!

Serafim Leite na Eslovénia
No âmbito do projeto de Erasmus, Social Media Behaviours of Teenagers, um grupo de três alunos (Ângela Santos, Edgar Vilas-Boas e Leonardo Santos, do 11.º B) e duas docentes, Anabela Costa e Diana Pádua, participou numa mobilidade na cidade de Maribor, na Eslovénia. Dedicado a tornar os nossos jovens mais informados e atentos aos riscos da vida on-line, este programa permitiu uma maior aprendizagem sobre o uso de filtros de proteção nas redes sociais e o reconhecimento das Fake News, através de estratégias diversas, incluindo workshops de teatro e atividades na Universidade FERI, num ambiente inspirador e multicultural.
Além das sessões de trabalho, houve tempo para visitas culturais a Maribor, a Ptuj, ao museu ao ar livre de Rogatec (com workshops de panificação, criação de instrumentos musicais folclóricos e apicultura) e à capital, Ljubliana. Não faltou uma deslocação à única ilha do país, no lago Bled.
Mais aprendizagens extramuros que levam os nossos alunos a enriquecer a sua bagagem educativa!

“Um Charco no Parque” dá vida à EB do Parque
O 3.ºA da EB do Parque continua empenhado na construção e desenvolvimento do projeto de biodiversidade, “Um Charco no Parque”, que abraçou com amor, carinho e muita curiosidade, no início do ano letivo.
É um local que transmite energia, dá vida à escola e é já o habitat de muitos animais e de algumas plantas.
Numa cultura de ambiente colaborativo, motivacional e de proteção, no qual se privilegia o contacto com a Natureza, desenvolvem-se competências e conhecimentos que, no futuro, contribuirão para uma progressão social, económica, científica e de realização humana e cultural. Reconhecer e transmitir que é com um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais que conseguimos um desenvolvimento sustentável são os nossos objetivos.
Contagiar os alunos a disseminar a ciência, compreender uma forma de vida sustentável e ser um agente ativo na sustentabilidade do planeta são, com certeza, os retornos desejados com este projeto.

Marisela Oliveira e os alunos do 3.ºA

 

A primavera

A primavera é linda
Com sol e felicidade.
Os passarinhos cantam
Cheios de amor e amizade.

As árvores enchem-se
De flores coloridas.
A Natureza fica linda
Cheia de cores garridas.

Os recreios enchem-se
De crianças e alegria.
Os animais acordam
Tudo está em sintonia!

1.º B EB de Fundo de Vila

 

85 Recomendações
441 visualizações
bookmark icon