Cultura e Lazer

Nova exposição, nova sala e novas publicações

• Favoritos: 86


Pela primeira vez, uma exposição apresenta, em simultâneo, obras das duas coleções em depósito do Centro de Arte Oliva (CAO), uma formada principalmente por arte bruta e outra de arte contemporânea.

Inaugurada no último sábado, durante as comemorações dos 10 anos do CAO, “A Revolução na Noite”, com curadoria de Ana Anacleto, reúne peças dos acervos “Treger Saint Silvestre” e “Norlinda e José Lima”, para além de outras cedidas pela Fundação Millenium BCP, no âmbito da parceria celebrada com o Município de S. João da Madeira para apoio mecenático ao CAO.
Esta exposição deixa, dessa forma, vincado um dos aspetos diferenciadores do CAO no panorama cultural português, pois, como assinalou o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, este é “um projeto singular e único no país”, tratando-se da “única instituição artística que regularmente trabalha a arte contemporânea e a arte bruta”.
De acordo com informação disponibilizada pelo CAO, “A Revolução na Noite” parte da “herança, impacto e eco do surrealismo nas artes visuais”, para expressar “o amplo alcance” desse movimento, “convidando os visitantes a explorarem a influência dos sonhos, o papel do mundo onírico, a mitologia, a cultura popular, a psicanálise, a poesia e outros elementos na criação artística e na visão do mundo”.

Desenhos de Jaime Fernandes e mostra de publicações 

No 10° aniversário do CAO, foi ainda inaugurada a nova sala dedicada a Jaime Fernandes, um dos nomes marcantes da arte portuguesa do século XX, também reconhecido além-fronteiras. Mais de duas dezenas de desenhos da sua autoria estão em depósito no CAO e passam agora, alternadamente, a estar presentes nessa ala expositiva que lhe é dedicada.
O programa comemorativo dos 10 anos do CAO incluiu ainda o lançamento das publicações “R2: Fabrico Suspenso” e “Trabalho Capital # Ensaio Sobre Gestos e Fragmentos”, projeto de exposição com curadoria de Paulo Mendes.
Essas foram duas das edições que fizeram parte da mostra “Matéria Impressa”, que decorreu durante o último fim de semana no CAO, reunindo, como informou esta instituição, “publicações impressas de projetos editoriais de qualidade excecional criados em Portugal por artistas, designers, editoras e instituições artísticas”.

86 Recomendações
292 visualizações
bookmark icon