Sociedade

Reforço de medidas para a resposta sazonal em saúde

• Favoritos: 69


Com a chegada de previsões de baixas temperaturas durante os próximos dias, a equipa do Plano de Contingência Saúde Sazonal da Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga - Saúde Pública intensifica as medidas de prevenção e alerta para a necessidade de especial atenção aos grupos mais vulneráveis. Entre eles, destacam-se crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exercem atividade no exterior e pessoas em situação de sem abrigo.
A ULS Entre Douro e Vouga - Saúde Pública recomenda a vacinação contra a gripe e a adoção imediata das seguintes medidas para enfrentar o frio: Manter o corpo quente, hidratar-se, procurar ter a habitação quente, demonstrar cuidado com as quedas que ocorrem especialmente em superfícies escorregadias e manter especial atenção se tiver algum problema de saúde, sendo que em caso de necessidade, contactar o SNS24.
Além disso, dada a época propensa a infeções respiratórias, a entidade recomenda lavar e desinfetar as mãos regularmente, adotar a etiqueta respiratória, manter o distanciamento físico, arejar e ventilar os espaços e optar pelo uso de máscara em locais muito frequentados ou espaços fechados, especialmente quando apresentar sintomas de infeção respiratória.
A ULS Entre Douro e Vouga - Saúde Pública incentiva a solidariedade e apela à comunidade para que esteja em contacto e atenta aos outros, ajudando na proteção mútua durante este período.

69 Recomendações
66 visualizações
bookmark icon