
Iniciativa decorreu na última sexta-feira e marcou o final do mandato do executivo socialista. São cerca de 2 milhões de euros de investimento suportado pelo Estado, que é o dono do edifício.
Num dos últimos atos do executivo camarário cessante, foi realizada na última sexta-feira, 31 de outubro, uma visita à Esquadra da PSP da cidade, para assinalar e acompanhar o arranque da empreitada de requalificação do edifício, que aconteceu no início dessa semana.
Estiveram no local o vice-presidente da autarquia, José Nuno Vieira, as vereadoras Irene Guimarães e Paula Gaio, técnicos municipais e o comissário Manuel de Jesus Ferreira, comandante da PSP da cidade, além de representantes da empresa “Araújo & Brandão Construções, Lda.”, à qual foi adjudicada a empreitada.
Como referiu José Nuno Vieira, o início dos trabalhos na esquadra, que marca a final do mandato do atual executivo, é o culminar de um longo processo, que se iniciou ainda antes da pandemia da covid-19, com contactos entre a autarquia, a Direção Nacional da PSP e o próprio governo.
Prazo de execução de um ano
A obra foi adjudicada por cerca de 2 milhões de euros (1.983.156, 81 €), aos quais acresce IVA, sendo o prazo de execução de 1 ano. Embora as instalações em causa sejam propriedade do Estado – que assegura o financiamento -–, a autarquia sanjoanense assumiu a elaboração do projeto, bem como o lançamento e acompanhamento da obra, no sentido de acelerar a sua concretização.
A empreitada visa dotar o edifício de melhores condições de funcionalidade, valorizando-o em termos arquitetónicos e também de proximidade em relação aos cidadãos. Pretende-se igualmente resolver patologias existentes nas instalações, através da reabilitação de fachadas e da substituição da cobertura.
O edifício é propriedade do Estado Português, afeto à Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, tendo sido inaugurado em 1994. Encontra-se inserido numa parcela de terreno com aproximadamente 1700 metros quadrados (m2), uma área de construção de 3850 m2.
Organização mais funcional
Durante a visita da última sexta-feira, foram apresentados vários pormenores da intervenção, no âmbito da qual serão beneficiados todos os pisos, com uma forte incidência no rés-do-chão, com alterações que visam dotar a esquadra de uma organização mais funcional.
Relativamente ao exterior, está prevista a colocação de novas coberturas, o reforço do isolamento térmico e a reabilitação generalizada das fachadas, incluindo a substituição das caixilharias existentes.
No que diz respeito às infraestruturas, está prevista a renovação da rede elétrica e de telecomunicações, a execução de novos ramais de abastecimento de água e de saneamento, a reformulação das redes de drenagem das águas pluviais e da rede contra risco de incêndio, assim como a instalação de sistemas e equipamentos de climatização.
Refira-se que, tendo em vista a realização da empreitada de requalificação da Esquadra da PSP, esta se encontra, temporariamente, a funcionar nas antigas instalações da Escola Secundária n.º 2 – João da Silva Correia, na Rua Manuel Luís da Costa. Os contactos telefónicos da esquadra não sofreram alterações.

