Sociedade

Este fim de semana, cidade será a capital do gin

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É o evento que atrai mais visitantes a S. João da Madeira segundo a autarquia. A edição de 2025 das “Gin & Street Food Sessions” decorre este fim de semana, 5 e 6 de setembro, na Praça Luís Ribeiro e zona envolvente. Tal como em anos anteriores, o evento surge com uma nova temática: a Cowboys Edition. O símbolo escolhido é o chapéu característico dos westerns americanos, muitos dos quais têm origem nos feltros produzidos em São João da Madeira, como lembrou o presidente da Câmara Municipal na apresentação da 8.ª edição. Segundo a organização o cartaz musical foi “pensado” para agradar a diferentes públicos, com atuações de Cláudia Pascoal, Expensive Soul, Blu Flamingo e Garajau. A música prolonga-se noite dentro com DJs como Pedro Simões, DJ Flow, DJ Gómez e Seu Rosa, além de atuações temáticas como “This is not an 80’s party” e outras propostas que celebram uma notória diversidade musical.
A componente de gin contará com 12 associações locais, três bares de fora do recinto, 11 comerciantes aderentes e participações particulares, num total de 41 spots. Estão também confirmadas oito marcas nacionais de gin, mais duas do que na edição anterior. A organização apela também ao consumo “com moderação e responsabilidade”.
O investimento total no evento ronda os 150.000 euros, incluindo logística e cachês dos artistas. Desse valor, cerca de 15.000 euros serão cobertos pelas receitas de inscrições. O autarca sanjoanense sublinha que “o retorno para a cidade é muito significativo” e “muito superior” aos custos, sobretudo em termos de impacto na economia local e na promoção de São João da Madeira.
Sobre a escolha do tema deste ano, o autarca assegura que se trata de conjugar um “universo” conhecido com uma das grandes marcas da cidade: o chapéu. “Simultaneamente, procura-se reportar a um imaginário que todos temos – da televisão, das séries… – e conjugar esse imaginário com a indústria de chapelaria”, afirma o edil, desafiando todos os participantes a “ir de chapéu”.
O festival tem vindo a crescer desde 2018, ampliando a oferta musical e de entretenimento, bem como a área geográfica abrangida, “que mais do que duplicou”, revela o autarca.

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