Sociedade

Em abril atividades mil para comemorar a Revolução dos Cravos

• Favoritos: 107


Na prática, os 50 anos do 25 de Abril já começaram a ser assinalados em S. João da Madeira, mas é no corrente mês que, naturalmente, se concentram as celebrações, que incluem exposições, música, teatro e muito mais.

Lembrando que os portugueses viveram “grande parte” da sua vida coletiva “sob regimes absolutistas ou autoritários”, o presidente da Câmara de S. João da Madeira considera que o 50° aniversário do 25 de Abril tem que ser assinalado “com o relevo que merece”, razão pela qual foram preparadas diversas atividades para celebrar a efeméride na cidade.
O programa sanjoa­nense de comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos foi apresentado esta semana no Salão Nobre da autarquia, numa sessão em que, além de Jorge Vultos Sequeira, intervieram ainda Clara Reis, presidente da Assembleia Municipal, e Paulo do Duarte, em representação da comissão organizadora das comemorações populares do 25 de Abril.
Tendo já decorrido este ano momentos alusivos ao 50° aniversário do 25 de Abril, nomeadamente durante o Festival Poesia à Mesa - evento que homenageou autores da resistência contra o regime do estado novo -, será no corrente mês que se vai concentrar parte substancial das atividades comemorativas, entre as quais se conta uma exposição de imagens captadas pelo fotojornalista Alfredo Cunha, a inaugurar no Centro de Arte Oliva, no dia 20.
Livro

Com curadoria de Aníbal Lemos, essa mostra tem por base fotografias reunidas no livro “25 de abril de 1974, quinta-feira”, publicação que inclui também textos originais de Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes e Fernando Rosas, e intervenções de Vhils sobre as imagens registadas por Alfredo Cunha há 50 anos.
O Município de S. João da Madeira é uma das entidades públicas patrocinadoras dessa obra, cuja imagem de capa se encontra reproduzida, em grandes dimensões, numa lona instalada, desde março, na fachada do edifício do Fórum Municipal. Aí pode ver-se a icónica fotografia do capitão de Abril Salgueiro Maia captada por Alfredo Cunha e trabalhada pelo conhecido artista Vhils.
O presidente da Câmara revelou que vários exemplares desse livro vão ser oferecidos aos membros da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira, “para semear na juventude o espírito e as ideias do 25 de Abril”. Trata-se também de “uma forma de saudar e de reconhecer” a dedicação dos alunos das escolas sanjoanenses às “tarefas democráticas, como tão bem têm feito na AMJ”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3982, de 4 de abril de 2024, ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
107 Recomendações
224 visualizações
bookmark icon