
Mais uma vez, a ASSP de S. João da Madeira comemora o Mês do Professor com diversas atividades, que oferece aos próprios professores e à comunidade, que convida e integra em cada dinâmica.
Deu início às comemorações do Mês do Professor, na sexta-feira, dia 3 de outubro, com um espetáculo intitulado “Gente jovem a cantar”. Na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory apresentaram-se dois grupos emergentes: “Sardinha também é peixe” e “Os Andar à Nora” jovens de S. João da Madeira e Terras de Santa Maria que animaram a noite e encantaram os presentes com a sua alegria, disposição e boa música.
No sábado, a escola foi ao Centro Comercial 8ª avenida naquilo que pretendemos seja uma parceria dinâmica e venturosa entre a comunidade e os estabelecimentos de ensino da nossa cidade: Agrupamentos Oliveira Júnior, João da Silva Correia e Dr. Serafim Leite, bem como a Direção do Centro de Educação Integral, e ainda o Clube A4. Deu-se início à atividade com a apresentação do Coro ASSP do Núcleo de S. João da Madeira, seguida das intervenções das diferentes escolas, partilhando com os presentes o que tão bem sabem fazer. A atividade física marcou o encerramento deste momento com dinamismo e entrega. Todos os presentes manifestaram agrado e vontade de que este acontecimento se repita.
A noite, a Sala dos Fornos abriu as suas portas a um momento intitulado “Professores a Cantar”. No palco estiveram presentes três Coros: Coro ASSP de Lisboa, liderado por Tânia Viegas, e Coro ASSP de S. João da Madeira, liderado por Ana Paula Oliveira, e Coro de Professores de Coimbra, liderado por Avelino Correia, num total de 105 coralistas e músicos. Foi também um grande momento onde se pôde apreciar como a música feita em conjunto – como muito bem disse o maestro Avelino Correia – torna os corações mais doces e logo um mundo melhor e mais fraterno. Foi possível, ainda, contar com uma abertura dinâmica por atletas de ginástica acrobática do Clube A4.
Todos estes espetáculos são possíveis com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira que proporciona todas as condições para que este Mês do Professor seja o sucesso a que já estamos habituados.
No dia 5 de outubro, Dia Internacional do Professor, a ASSP juntou-se mais uma vez à comunidade envolvente e, desta vez, à comunidade paroquial, dinamizando uma Celebração Eucarística de Ação de Graças pelos professores. Além de inúmeros presentes destaca-se a participação de professores / diretores(as) de todos os agrupamentos e CEI, bem como das individualidades políticas, sendo de realçar a presença da Sra. Vereadora da Educação, Dra. Irene Guimarães. A celebração foi presidida pelo pároco da cidade, Álvaro Rocha e cantada pelo Coro ASSP SJM.
O Mês do Professor continua a ser celebrado e de formas diversas. No próximo dia 11 de outubro, no Centro Comercial 8ª Avenida, com a realização de um podcast sob o tema influência nefasta dos ecrãs nos jovens; esta atividade é aberta a toda a comunidade interessada.
A 16 de outubro, inauguração de exposição de artes, no edifício Paços da Cultura, às 18:30, seguida de mesa-redonda sobre escritores de S. João da Madeira: João da Silva Correia e Dr. Serafim Leite.
O dia 17 de outubro às 14:30 será palco da palestra: “Cursos Profissionais – Que futuro?” proferida por o Prof. Dr. Joaquim Azevedo, a ser realizada no CMI da escola sede do agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite. Contará com a presença de alunos dos cursos profissionais quer ainda em frequência quer já na vida ativa. Esta atividade é, também, aberta a todos os interessados.
No dia seguinte, 18 de outubro, Luís Barbosa apresenta o seu livro nos Paços da Cultura às 15:30.
Na Casa da Criatividade, no dia 23 de outubro, a surpresa surge com Pedro Abrunhosa em oratória: conversas sobre o “Papel do Professor na Sociedade Atual” com início às 18:30.
A ASSP vai terminar as festividades do Mês do Professor” com a abertura de uma exposição em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Ir para o conteúdo


