Sociedade

“As obras da CERCI decorrem a bom ritmo”

• Favoritos: 53


A CERCI está a remodelar e a ampliar as instalações dos centros de atividades ocupacionais, com o objetivo de melhorar as acessibilidades, investindo na climatização e na eficiência energética. O custo total da obra é superior a 643 mil euros. 

A noticia foi avançada em primeira mão pel’O Regional’. A CERCI - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos está a remodelar e ampliar dois Centros de Atividades Ocupacionais de 40 para 60 utentes, melhorar a climatização e eficiência energética do edifício, intervindo com diversas benfeitorias, nomeadamente, nas acessibilidades, nas instalações sanitárias, nas saídas de emergência, na cozinha, entre outras.
“É extremamente importante que a CERCI aumente a sua capacidade de resposta e possa incluir mais utentes. Esta intervenção possibilita isso mesmo”, assumiu o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, durante uma visita de acompanhamento às obras de requalificação da instituição, que lhe permitiu constatar o desenrolar dos trabalhos que irão ampliar e melhorar a oferta desta entidade sanjoanense.
A candidatura foi apresentada em dezembro de 2019, tendo sido o orçamento aprovado em julho de 2020. “Este projeto sofreu várias alterações e dificuldades de execução. Nós atrasámos as obras porque o projeto inicial tinha várias nuances que não estavam adequadas ao que era exigível” e, durante esse “ajuste”, os dias foram passando e “perdemos muito tempo”, reforça António Cunha, Presidente da instituição.
Esta ampliação do edifício na Rua da Mourisca vai permitir à instituição aumentar a capacidade para mais 20 utentes/clientes. Isto é, com a transição para CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), a CERCI pretende ter capacidade para 60 utentes. Cunha lembra ainda que a instituição tem uma “grande lista de espera, e queremos muito integrar mais utentes que estão a precisar dos nossos serviços”.
Esta intervenção está orçada em cerca de 313 mil euros, dos quais 222 mil, aproximadamente, são financiados por fundos comunitários através do Programa Operacional Norte 2020. Este montante, comparticipado pela União Europeia, foi assegurado pelo Município no quadro da Área Metropolitana do Porto.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3886 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 7 de abril de 2022

53 Recomendações
249 visualizações
bookmark icon

Farmácias abertas

tempo