Sociedade

Área Metropolitana deixou de assinalar o dia dos avós

• Favoritos: 90


A iniciativa juntava todos os anos milhares de pessoas. A AMP - Área Metropolitana do Porto, promoveu durante vários anos o Dia Metropolitano dos Avós, evento que concentrou em duas das suas edições milhares de avós em S. João da Madeira e pretendia dinamizar as redes de solidariedade e de convívio, celebrando a experiência de vida dos avós, tendo esta edição sido organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pela AMP.
Em declarações à nossa reportagem, fonte da AMP deu conta que nos últimos anos, a AMP “optou por não organizar eventos específicos para o Dia Metropolitano dos Avós, uma decisão que foi tomada em parte devido ao impacto da pandemia de Covid-19, que alterou significativamente a forma como podíamos reunir e celebrar em segurança”. Além disso, refere que a AMP “observou que muitos municípios têm desenvolvido iniciativas próprias para assinalar esta data, com eventos mais próximos e acessíveis à população local, oferecendo assim uma celebração mais personalizada e adequada às necessidades de cada comunidade”. A iniciativa durava toda a tarde e a atração musical era bastante alargada proporcionando a estas pessoas uma tarde “bem passada”. A mesma fonte acrescenta que atualmente, a AMP “não tem planos concretos para retomar a organização de eventos relacionados com o Dia Metropolitano dos Avós”. No entanto, “continuamos a apoiar e a colaborar com os municípios em iniciativas que valorizem e celebrem a terceira idade, promovendo a integração social e o bem-estar dos nossos idosos”.
Segundo apuramos, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, integrou o dia dos avós no passeio dos idosos que se assinalou esta semana.

90 Recomendações
329 visualizações
bookmark icon