
O isolamento social continua a ser uma das maiores dificuldades enfrentadas por muitos idosos em São João da Madeira. A pensar nisso, a Câmara Municipal realizou, durante dois dias, o tradicional Passeio Sénior, que este ano levou cerca de 700 participantes com 60 anos ou mais a visitar a cidade de Tomar, nos dias 22 e 24 de julho de 2025.
A partida deu-se por volta das 8h00 da manhã. Maria e o marido faziam parte do primeiro grupo de terça-feira. Com as lancheiras na mão, boa disposição e com a certeza de que o dia ia ser diferente, o casal Correia partiu num dos oito autocarros. “Isto sabe-nos pela vida. É tão agradável e necessário, estes convívios”, admite a ´O Regional´ Irondina Magalhães, de 86 anos, durante a viagem a um destino que diz conhecer, mas onde já não ia há vários anos. Um ano mais velho, o marido José Correia diz que, ao longo da vida, sempre foi adepto de piqueniques.
“Tem outro sabor. Chegámos a cozinhar mesmo nos lugares que visitávamos.” Quanto ao convívio, atribuiu nota máxima. “Está bom tempo, a cidade, que conheço bem, é linda”, destacando a “arte” que a cidade oferece a quem a visita.
O Passeio Sénior é uma das atividades mais esperadas pelos munícipes mais velhos. Para muitos, representa não apenas uma saída, mas também uma forma de combater a solidão e manter o convívio com a comunidade.
Terça-feira foram cerca de 400 os idosos. Hoje, quinta-feira, são 300 as pessoas que se repartem por oito autocarros.
Cândido e Dolores são outro casal que não falta a este convívio. “Estes passeios são uma bênção nas nossas vidas. Temos muita sorte de viver numa cidade como esta e ter alguém que se preocupa com os idosos”, refere Cândido Santos, que acrescenta: “Gosto muito de Tomar. O convento é lindo”, destacando a sua janela manuelina. “Andei na tropa em Abrantes. Passava por cá muito nessa altura”, assumindo que a sua passagem por lá serviu para “recordar bons velhos tempos”. A esposa acrescenta: “Tudo o que fizerem para nos tirar de casa, vamos estar eternamente gratos”.
Como em edições anteriores, o Passeio Sénior da autarquia é um dos momentos mais aguardados do ano pelos munícipes mais velhos. Na cidade histórica de Tomar, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer vários pontos emblemáticos como o Convento de Cristo, a Igreja de Santa Maria do Olival e a zona histórica junto ao rio Nabão.
Durante o passeio, houve quem optasse por levar farnel de casa e partilhar o mesmo com amigos, enquanto outros preferiram os pratos regionais da região.
“Decidi almoçar por cá. Como somos só dois, não se justificava tanto trabalho”, conta a sorrir Maria da Glória, de 68 anos. “É dos poucos dias do ano em que saio da minha. Gosto de ver caras novas e aproveitar o dia, de conhecer outras cidades. Como não temos carro, estamos sempre pendentes destas oportunidades”, conta a ´O Regional´. Sem nunca esconder a felicidade por conhecer um museu “encantador” e uma cidade “linda”, revela que estes convívios, como as idas à praia da Junta de Freguesia, fazem a diferença.
“A vida é mais bela com estes passeios. Fazem cada vez mais sentido. Nesta idade, é bom saber que alguém se lembra de nós”, dando conta de que, apesar de estar sempre que pode com os filhos, “eles têm as suas vidas e nem sempre podem estar com os pais como gostariam”.
“Este passeio é muito relevante para os nossos idosos”
A organização ficou a cargo da Câmara Municipal, que disponibilizou transporte, seguro, acompanhamento e organização logística. O presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, destacou, em declarações ao jornal 'O Regional', o empenho do município em proporcionar experiências culturais enriquecedoras.
“Estamos a apostar em percursos históricos. O ano passado estivemos em Alcobaça e na Batalha. Desta vez, a visita é ao Convento de Cristo, em Tomar.”
O chefe máximo do executivo reforçou ainda a importância social da iniciativa: “Este passeio é muito relevante para os nossos idosos, na medida em que possibilita enriquecimento cultural e combate o isolamento. E garante o acesso à cultura a quem não tem recursos.”
Entre os locais visitados estiveram o Convento de Cristo, o Castelo de Tomar e o Convento de São Francisco, este último conhecido pela sua capela maneirista. No centro da cidade, os seniores passaram pela Praça da República, onde se destaca a estátua de Gualdim Pais, fundador de Tomar, e a Igreja de São João Batista. O rio Nabão e o Parque do Mouchão, com o seu coreto, pérgula romântica e a icónica Roda do Mouchão, foram também paragens muito apreciadas.
Junta leva idosos a Penafiel em setembro
O tradicional Passeio Sénior da Junta de Freguesia de São João da Madeira, realizado com o apoio da autarquia, terá este ano como destino a cidade de Penafiel. A iniciativa decorrerá em três dias distintos: 5, 8 e 10 de setembro.
As inscrições, gratuitas, estarão abertas entre 25 de agosto e 2 de setembro. Podem inscrever-se os residentes em São João da Madeira com idade igual ou superior a 65 anos. As candidaturas podem ser feitas na Junta de Freguesia, nos Paços da Cultura e na Biblioteca Municipal de Fundo de Vila.
O almoço-convívio está marcado para uma quinta localizada em Marco de Canaveses, proporcionando um momento de confraternização entre os participantes.
Recorde-se que, em 2024, o Passeio Anual Sénior teve como destino Águeda e Murtosa, contando com a participação de cerca de 900 pessoas. O evento representou um investimento aproximado de 37 mil euros, dos quais 14 mil foram comparticipados pela autarquia, sendo o valor restante suportado pela Junta de Freguesia.

