
A Casa Museu de Oliveira de Azeméis, recebeu no passado sábado, dia 22, a apresentação do livro “Vidas de Trabalho no Feminino: Entre o Campo e a Cidade”, da autoria de Clotilde Valente.
A obra aborda o exemplo de vida de duas mulheres do mundo rural, pré 25 de Abril, apresentando uma personagem lavradeira-leiteira e a outra lavradeira-manteigueira. Surgiu sob a forma de monografia e tese final da licenciatura em Antropologia.
Clotilde Valente nasceu em 1938, em Samil, freguesia de São Roque, concelho de Oliveira de Azeméis. Frequentou o colégio Castilho, em S. João da Madeira, até ingressar, em 1958, na Escola do Magistério, em Vila Real.
Lecionou no concelho de Oliveira de Azeméis, em S. João da Madeira e em Santa Maria da Feira. Casou em 1962, e tem quatro filhos e 10 netos, que considera a sua «maior fortuna».
Fez parte da comissão instaladora do Museu de Chapelaria, em S. João da Madeira, e, aos 55 anos, quando se aposentou, ingressou na Universidade Fernando Pessoa, onde se licenciou em Antropologia.
Clotilde Valente deu a conhecer a um público que enchia a sala o livro que resultou da tese com que a autora se licenciou recentemente em Antropologia sob a orientação do Professor Francisco Queiroga na Universidade Fernando Pessoa, da cidade do Porto.
Com a presença de muitos amigos e familiares da autora, estiveram presentes o primeiro secretário da Mesa da Assembleia Municipal, Manuel José Soares, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Cabral, autarcas e dirigentes da Instituição Cultural.
A sessão foi aberta pelo Presidente da Direção da Casa Museu, Samuel de Bastos Oliveira, que deu as boas vindas ao docente Francisco Reimão Queiroga, cuja presença considerou uma honra para a Instituição e para Oliveira de Azeméis e felicitou ainda a responsável pela Obra publicada; Por seu turno Francisco Queiroga fez a apresentação da obra de Clotilde Valente, explicando em linguagem clara que versa sobre duas personagens do campo de profissão leiteira e manteigueira que nos séculos passados tiveram grande influência com seus produtos na cidade do Porto.
Ir para o conteúdo



