Política

Requalificação da Linha do Vouga e novo nó no IC2 entre as prioridades da AD

• Favoritos: 48


A requalificação da Linha do Vouga esteve no centro das atenções dos candidatos da Aliança Democrática por Aveiro na última segunda-feira, dia 19, num dia dedicado ao concelho de S. João da Madeira. O cabeça de lista da coligação, Emídio Sousa, garantiu que o assunto voltará a estar em cima da mesa depois das eleições de março. “Espero que, com a chegada da AD ao governo, a Linha do Vouga volte a estar em cima da mesa e que a requalificação possa transformá-la num meio que permita uma maior mobilidade às nossas terras” – vincou Emídio Sousa, em declarações aos jornalistas, depois de ter recordado que ainda não era presidente de câmara e já se discutia o assunto.
O projeto já leva mais de 10 anos, quando começaram estudos de uma intervenção que permitisse a integração do “Vouguinha” nos suburbanos do Porto, com uma deslocação de Oliveira de Azeméis ao Porto numa hora. Emídio Sousa diz não ter dúvida: “É objetivo fundamental. Estando como está, a linha não serve as populações e, mesmo estando tão degradada, continua a ter uma procura muito significativa”.
“Enquanto presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, reunimo-nos com o governo, fizemos estudos com a Universidade do Porto e o Instituto da Construção. Temos soluções e apresentamo-las, sabemos o orçamento, sabemos a bitola que queremos, mas nunca conseguimos que se avançasse” – lamentou Emídio Sousa, recordando que “este desafio” foi apresentado ao então ministro Pedro Nuno Santos, “que nos acolheu com todo o gosto, mas não fez nada”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3976, de 22 de fevereiro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

48 Recomendações
377 visualizações
bookmark icon