Opinião

Mais credibilidade e menos demagogia

• Favoritos: 30


Duas semanas após o meu artigo de opinião sobre a Requalificação da Avenida do Brasil, volto às páginas de `O Regional´ para abordar novamente o assunto.
Na semana passada, o Presidente da JS, Afonso Alves – com quem tenho uma forte amizade com mais de 20 anos – e o Sr. Vice-Presidente da Câmara afirmaram, em artigos de opinião diferentes, que a Coligação PSD/CDS-PP não quer a Requalificação da Avenida do Brasil.
É mentira. Basta ler, aliás, a deliberação da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de 7 de novembro, que passo a citar: “Autorizar, nos termos do n.º 2, do artigo 51.º da Lei 73/2013, de 3 de setembro, a Câmara Municipal a realizar o investimento destinado à requalificação da Avenida do Brasil, no montante estimado de 3.000.000,00€ - Aprovada por unanimidade”. Lá se vai a credibilidade…
Devo dizer que achei que não teria de me prestar a este papel de ter que recordar nem o meu amigo Afonso, nem o Sr. Vice-Presidente, do sentido de voto da Coligação. Ambos estiveram na Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, acompanharam a discussão e a votação e conhecem a posição da Coligação. O meu amigo Afonso e o Sr. Vice-Presidente são livres de não querer entender a nossa posição e não adianta tentar explicar a alguém uma coisa quando a função que esse alguém desempenha depende de não entender essa coisa. Aquilo que não podem é continuar a faltar à verdade. Não podem continuar a insistir na falácia de que a oposição não quer que se invista na Avenida do Brasil. Não podem continuar a preferir a demagogia à credibilidade.
Já o disse e repito: somos a favor da obra, mas o custo e o modelo de financiamento merecem a nossa oposição. Três milhões de euros é um custo muito elevado para levar a cabo obras de conservação de uma Avenida. E não podemos aceitar que se coloquem em causa investimentos importantes, que trazem retorno financeiro ao município, para obras de gestão corrente. Pedir um empréstimo bancário, cujo valor corresponde a cerca de 10% do orçamento anual da Câmara, para conservação de uma Avenida é o mesmo que pedir um empréstimo ao Banco para pintarmos a casa ou para comprarmos roupa de marca. É uma aberração e, de tão aberrante que é, nunca em 97 anos de história se fez coisa igual.
Saberão os Sanjoanenses quantas ruas poderíamos pavimentar com 3 milhões de euros? Saberão os Sanjoanenses quantos passeios poderíamos arranjar na cidade com 3 milhões de euros? Saberão os Sanjoanenses quantas escolas poderíamos modernizar com 3 milhões de euros? Saberão os Sanjoanenses que, com este valor, poderíamos pagar a contrapartida que caberia à Câmara para a construção das novas piscinas? E que, com a construção das novas piscinas, já teríamos poupado em eficiência energética o valor correspondente a essa mesma contrapartida?
Termino, por isso, com um desafio ao meu amigo Afonso. Desafio-o a exigir ao Sr. Presidente da Câmara que cumpra com as promessas eleitorais feitas aos Sanjoanenses em 2017 e 2021 e a abandonar a demagogia. Que exija a construção das novas Piscinas Municipais. Que exija a construção dos Courts de Ténis e de Padel, desporto no qual fazemos dupla, para que não tenhamos que ir jogar para os concelhos vizinhos. Que exija a requalificação do Pavilhão das Travessas. Que exija a construção do Edifício 3 da Sanjotec, por forma a retomarmos o caminho do progresso e da inovação. Que exija a implementação do Regulamento de Isenção de IMI e IMT, para os jovens até aos 35 anos, na aquisição de habitação própria e permanente. Que exija a implementação do sistema PAYT, um tarifário mais justo e que premeia quem separa os resíduos, para corrigir a injustiça social que leva as famílias que não têm recolha seletiva porta-a-porta pagam por esse mesmo serviço.
Desafio-o a ajudar a credibilizar a política e os políticos, largando a demagogia, que tão bem caracteriza os partidos populistas. Se o fizer, ficarei orgulhoso por saber que o meu amigo Afonso está do lado da credibilidade e não do lado da demagogia.

*Líder da Coligação PSD.CDS-PP na Assembleia Municipal

 

30 Recomendações
152 visualizações
bookmark icon