Opinião

Figura de corpo presente...

• Favoritos: 81


Sem querer filosofar, muito menos intelectualizar, mas somente reviver algo que se vivia quando em estado de ausência mental, e para nos alertarem, diziam-nos: “- Estás a fazer figura de corpo presente...” Ou, então, oferecíamo-nos para algum trabalho e não acreditavam nas nossas capacidades de realização. E respondiam-nos: “- Para fazer figura de corpo presente, já temos cá muitos!”.
Esta ideia, apesar de estar sempre presente, já não se ouve muito. Se observarmos os operários numa fábrica, quando trabalham em cadeia, não há hipótese de alguém fazer figura de corpo presente. Ninguém lhes vai permitir algo do género. Mesmo quando têm a possibilidade de se ausentarem para as necessidades fisiológicas. Em contraste, se olharmos para a Assembleia da República, deve haver muito boa gente por lá a fazer figura de corpo presente. Quando entro num Lar e, dão-me a observar o esforço, mas também, a alegria com que os profissionais se movimentam e fazem movimentar os utentes já com alguma idade, não só fisicamente, mas também mentalmente, propondo-lhes uma série de jogos de mesa. Pena é, que alguns se entreguem ao sofá e fiquem vidrados a olhar para o ecrã. Aí sim, sentir-se-ão figuras de corpo presente. Será antes resignação, ou o sentimento de espera, sem esperança, sem ficção, sem... Aplaudo de pé os profissionais que ainda conseguem fazer alguns destes utentes sonhar. Será que aquela malta sentada nas esplanadas estarão a fazer figura de corpo presente? Nã?! Não acredito... ainda conseguem mover os olhos e dizer olá! Acreditem, estou a brincar!!! Não tenho nada contra. Até continuo a pensar que a única coisa que nos pertence é o nosso corpo. E cada um trata dele como bem lhe aprouver.
A lista de situações onde temos pessoas a fazer de figura de corpo presente é infindável!... Serve até para um exercício mental, descobrir este tipo de situações.
Nas músicas, Aaron Parks Trio – Bernie´s Bootlegs.
Nos livros, “Anatomia do Poder”, de John Kenneth Galbraith.
Por vezes custa não fazer figura de corpo presente... Tentem não o ser.
Agem!

81 Recomendações
321 visualizações
bookmark icon