Na comunicação social local e nas redes sociais do município têm vindo a público os resultados conseguidos pelas Águas de S. João. Se os resultados não surpreendem, as publicações e a propaganda feita deixam-me perplexo.
Corria o ano de 2009 quando a Câmara Municipal, liderada pelo PSD e pelo Dr. Castro Almeida, selecionou um parceiro que trouxe conhecimento e experiência à gestão e distribuição de água. E ainda bem que o fez.
Constituiu-se uma empresa em que o Município é o sócio maioritário, ao deter 51%, e o Presidente da Câmara é o Presidente da empresa. Um modelo de gestão, nesta área, diferente de todos os outros do País, que salvaguarda o interesse público.
Esta parceria entre defesa do interesse público, conhecimento e experiência, trouxeram melhorias de controlo, gestão e clarificação da faturação, investimentos na rede (que é e será sempre do Município), reduções de perdas significativas, investimentos na requalificação de equipamentos e de infraestruturas, investimentos em eficiência energética e o selo de qualidade de água de excelência. Melhorou o serviço prestado aos Sanjoanenses e assistiu-se, ao longo destes 12 anos, a um grande avanço para a cidade.
Sendo certo, e ainda bem, que não somos os únicos a reconhecer que este conhecimento e experiência se traduziram em resultados claros e objetivos, melhorando a qualidade do serviço prestado aos Sanjoanenses.
Será que sem este parceiro, com o seu conhecimento e a sua experiência, obtínhamos os resultados atuais? Os resultados falam por si. A drástica diminuição das perdas de água são a prova provada da bondade decisão de 2009. Talvez por isso o Partido Socialista, que esteve contra a criação da empresa municipal, mantém a empresa em pé e congratula-se com os seus resultados.
Olhemos para o que o PS faz e não para o que o diz.
* Vereador da Coligação “A Melhor Cidade do País” Presidente da Comissão Política do PSD de S. João da Madeira