No mundo dos negócios, as empresas estão sempre a procurar formas de superar os concorrentes. Os métodos são muitos, descontos, planos de fidelidade, novos produtos, contudo, a grande aliada dos vencedores é a tecnologia.
As empresas que souberam utilizar os avanços tecnológicos da melhor forma, atualmente, lideram os seus respetivos setores. Essas multinacionais conseguiram criar — em alguns casos, recriar — produtos e serviços de forma inovadora para conquistar reconhecimento, e clientes.
Atualmente, a tecnologia desempenha um papel fundamental em todos os negócios. Com o mundo online na moda em todos os setores, é vital para as empresas estarem presentes no ambiente digital e facilitar a vida dos clientes na procura de informação e, especialmente, no momento da compra.
A seguir, listamos empresas que, baseadas na tecnologia, conquistaram o mercado e notoriedade dos consumidores.
Pedidos em 24 horas
A maior empresa de e-commerce do mundo, a Amazon, tem uma longa trajetória. Nem sempre a empresa comandada por Jeff Bezos esteve no topo. Em 1994, tudo começou como uma livraria online, passando mais tarde a vender outros produtos.
No entanto, quando a tecnologia virou uma aliada, Bezos conseguiu revolucionar dois setores: logística e comércio online. O primeiro foi o principal, as compras pela internet demoravam alguns dias a chegar e as devoluções eram um processo complexo. No entanto, com a Amazon os pedidos eram entregues em 24 horas e a facilidade para devolver um produto foram os diferenciais da empresa.
Ainda apoiados em tecnologia, os programadores da empresa conseguiram criar um algoritmo que relacionava produtos para facilitar a vida dos compradores. Todas essas facilidades impulsionaram a Amazon ao topo do e-commerce e fizeram todo o setor melhorar os seus serviços.
A empresa cresceu tanto que a sua estrutura de negócio que também entrou no ramo das plataformas de streaming. Ainda que a Netflix seja a principal companhia do setor, a Prime Vídeo, da Amazon, está a ganhar terreno.
Liderança no iGaming
O segmento do iGaming é uma novidade na indústria dos jogos eletrónicos. Esta categoria abriga as modalidades originais dos casinos, como o poker, e também os títulos que podem envolver algum tipo de aposta em dinheiro.
Em Portugal, o setor é regulamentando e conta com um órgão de governo responsável. Estamos a falar do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), que controla as licenças e também as estatísticas do segmento.
Agora, quando o assunto é liderança, é impossível negar que a PokerStars é a empresa que está na linha da frente. Como o nome indica, a companhia nasceu e cresceu baseada no poker online, oferecendo diversas modalidades do desporto, conteúdos sobre estratégias e regras, além de campeonatos online.
O último avanço foi a fusão do poker online com os óculos de realidade virtual. No PokerStars VR, o jogador é transportado para uma mesa de jogo com outros competidores, onde pode interagir com os outros participantes, num ambiente interativo e divertido.
Uma cama e um pequeno-almoço
Outro exemplo de tecnologia revolucionária está no Airbnb. Diferente da Amazon, a empresa de hospedagem já nasceu tecnológica. Em 2008, foi lançada a primeira versão do website, que oferecia aos proprietários a possibilidade de alugar as suas casas ou quartos para viajantes.
Num mundo onde só os hotéis ofereciam tais serviços, o Airbnb mudou toda a ordem do setor hoteleiro, trazendo benefícios aos hóspedes, que ganharam uma grande variedade de opções, e alguma dor de cabeça às cadeias hoteleiras, que viram o número de concorrentes crescer exponencialmente.
O Airbnb criou um mercado global que conecta viajantes a anfitriões em todo o mundo, proporcionando uma experiência de hospedagem única e alternativa aos hotéis tradicionais. A empresa investiu em recursos como fotografias profissionais, avaliações confiáveis e um sistema de reserva seguro, tornando-se um líder no setor de hospedagem online.
Com efeito, estes exemplos ilustram o papel-chave da tecnologia como impulsionadora de negócios no mundo online. Empresas inovadoras aproveitam as ferramentas tecnológicas disponíveis para oferecer produtos e serviços de forma mais eficiente, conveniente e personalizada. Outra função fundamental da tecnologia é abrir o mercado, que antes era local num âmbito global.
Por outro lado, é importante destacar que só ser tecnológico não basta. O sucesso não se resume apenas a utilizar ferramentas novas e inovadores, as empresas que lideram os seus setores estão nesta posição por saberem entender as exigências dos consumidores e oferecer formas para solucionar tais questões.
A mensagem que fica é a importância da tecnologia em todos os negócios online pelo mundo.