Jornal Escola

Sarau Cultural

• Favoritos: 32


No passado dia 20 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira realizou a 19.ª edição de Entrega de Prémios de Mérito de 2023/24. Neste sarau, o agrupamento distinguiu os alunos que, no ano letivo 2023/2024, integraram o Quadro de Excelência e o Quadro de Valor. Os alunos do Quadro de Excelência revelaram excelentes resultados escolares e realizaram atividades de grande qualidade tanto nos domínios curricular como extracurricular e os alunos distinguidos no quadro de valor revelaram atitudes e desenvolveram iniciativas e ações exemplares, de benefício social ou comunitário e de expressão de solidariedade.

Nesta noite, os alunos que, no ano letivo de 2023/24 finalizaram o Curso Profissional de Juventude, Ciclo de Formação 2021- 2024, foram igualmente chamados ao palco, para receberem os seus merecidos certificados. O Curso Profissional Técnico da Juventude confere aos formandos competências na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante metodologias do domínio da educação não formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.
Neste sarau, a temática em foco foi a Europa. As atuações realizadas ao longo da noite demonstraram que a Europa, na atualidade, é mais do que um espaço geográfico; é um espaço de democracia, segurança, humanismo e liberdade. É um exemplo de como a colaboração de 27 países que comunicam em 22 línguas pode transformar fronteiras em pontes e desafios em oportunidades. A sua capacidade de aprender com o passado e de moldar um futuro mais inclusivo e sustentável reforça a sua posição como um dos pilares da estabilidade e do progresso mundial.
Parabéns a todos os envolvidos neste momento cultural!


Escola Básica de Milheirós de Poiares
Devolver à Terra
A Escola Básica de Milheirós de Poiares, do Agrupamento de Escolas de Arrifana, foi uma das três escolas vencedoras do Projeto “Devolver à Terra”.
Este projeto foi uma iniciativa que resultou de uma parceria entre a ZERO e a SILVEX que permitiu a 100 escolas de Portugal Continental efetuarem a compostagem dos seus resíduos orgânicos, ao longo de três anos, tendo para esse efeito sido disponibilizado todo o apoio técnico necessário.
Este projeto, cuja coordenação esteve a cargo da professora Goreti Rocha, teve início no ano letivo 2019/20, mas devido à pandemia só teve o verdadeiro arranque no ano letivo 2020/2021.  Foi um projeto de compostagem, para o qual vieram os materiais para a construção do compostor, foi realizada formação para as assistentes operacionais e para uma turma de 7º ano, que acompanhou o projeto até ao 9º ano, tendo posteriormente sido envolvidas outras turmas. Com o composto que se foi formando, enriqueceu-se o solo da Horta do Eco Escolas e o Cantinho das Aromáticas da escola.

O projeto decorreu durante três anos, tendo sido realizada uma avaliação intercalar, através de um relatório, e uma avaliação final, realizada com a visita de um técnico.
Este projeto permitiu a sensibilização da comunidade educativa (alunos, docentes e pessoal não docente) para a problemática dos resíduos domésticos, pois uma grande parte deles não necessita de ir parar ao aterro, e pode ser utilizado nas hortas, após a compostagem.
A iniciativa “DEVOLVER À TERRA” conseguiu atingir o objetivo de incentivar boas- práticas ecológicas entre os mais novos, nomeadamente na aprendizagem da valorização de resíduos orgânicos (restos de comida das cantinas) e na sua transformação em composto de grande qualidade. Após compreenderem o processo da compostagem, os alunos puderam verificar como resíduos, sem valor aparente, podem ser muito úteis para fertilizar os jardins e hortas escolares, desviando assim toneladas de resíduos dos nossos aterros e poupando toneladas de emissões de CO2 dos camiões de lixo que deixarão de recolher este “desperdício”.
O projeto foi uma mais-valia para a Escola e o prémio de 2500 euros será investido na melhoria de práticas sustentáveis. A Escola foi uma das 30 escolas convidadas para a 2ª fase do Projeto a iniciar este ano letivo.

Goreti Rocha

32 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
34 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *