Requalificação dos espaços desportivos exteriores da Escola Serafim Leite em "fase adiantada"

Está em curso a empreitada de requalificação dos espaços desportivos exteriores da Escola Dr. Serafim Leite, uma obra lançada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.
“Com as obras já em fase adiantada, é notória a diferença em relação à situação em que se encontravam anteriormente os espaços desportivos da escola Serafim Leite, que denotavam uma grande degradação, em particular ao nível do piso”, afirma o presidente da Câmara de S. João da Madeira, que realizou esta semana uma visita à intervenção em curso no estabelecimento de ensino secundário localizado em Fundo de Vila.
Esta empreitada, que constitui "mais um passo na requalificação do parque escolar sanjoanense", foi lançada pela autarquia em 2023 e adjudicada por cerca de 250 mil euros acrescidos de IVA, montante suportado pelo município, que avançou com este investimento no quadro da transferência de competências na Educação da administração central para o município, concretizada em 2022.
“Mesmo não contando com apoio do estado, não podíamos esperar mais, face à situação destes recintos desportivos, por isso decidimos avançar com esta empreitada, que se traduz em mais uma importante valorização desta escola”, acrescenta o edil Jorge Vultos Sequeira, lembrando que “há décadas que a Escola Serafim Leite precisava desta intervenção, que era muito ansiada pela comunidade educativa local e que será decisiva para que os alunos possam usar estes espaços para praticar desporto com condições adequadas”.
Traduzida numa renovação total dos recintos de desporto ao ar livre desse estabelecimento de ensino, cujos estudantes vão passar a beneficiar de diversos campos com condições adequadas à prática de diferentes modalidades, o que não se verificava anteriormente, em particular, ao nível do piso. Em concreto, esta empreitada contempla a criação de novos espaços para a prática de ténis, voleibol, padel, futebol/futsal, basquetebol, atletismo e escalada, que, de acordo com a autarquia, vão "motivar a comunidade escolar para a prática desportiva, componente importante na sua formação.
Indo ao encontro do que se encontra definido na memória descritiva do projeto, o objetivo é criar "espaços de excelência, onde os alunos, nas várias fases de ensino, possam realizar aulas num espaço desportivo agradável e seguro”. Nesse sentido, aponta-se à criação de “espaços desportivos flexíveis, versáteis e multifuncionais, permitindo múltiplas atividades, numa oferta desportiva variada e de qualidade, ou seja, ajustada às atuais exigências da procura”.
O uso de “materiais de revestimento de pavimentos capazes de responder a intensas utilizações em boas condições” é outra das marcas deste projeto, que tem também o objetivo de “garantir a capacidade de adaptação necessária, dos equipamentos desportivos, para responder às diversas etapas do desenvolvimento humano, e que a torne funcional e confortável”.
Foto: DR

