Sociedade

Núcleo do Sporting transforma-se em seis apartamentos

• Favoritos: 27


Instalações custam perto de 300 mil euros ao Município e vão ser reabilitadas e adaptadas para reforçarem o parque de habitação social no concelho.

Vão nascer seis apartamentos de tipologias T1 e T2 no edifício das anteriores instalações do núcleo sanjoanense do emblema do leão, na Rua Gago Coutinho, onde também já funcionou a antiga fábrica de calçado Nilo. O objetivo é reforçar a oferta de habitação social no concelho, onde a procura por esta resposta se traduz numa lista de espera de cerca de 400 pessoas, 35% das quais de fora de S. João da Madeira.
É esse o plano da Câmara para o imóvel, que se encontrava sem utilização e que vai passar para a posse do Município na sequência da assinatura, no início desta semana, de um contrato-promessa com os proprietários privados, estando em curso a contratação dos arquitetos para fazerem o projeto de reabilitação das instalações. Só depois será possível orçamentar os trabalhos a realizar.
Para concretizar a compra, a autarquia sanjoa­nense vai pagar 295 mil euros, com financiamento garantido de 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa governamental “1° Direito”, como revelou o presidente da Câmara na passada terça-feira.

Avaliação por um perito independente

Jorge Vultos Sequeira falava à comunicação social durante uma visita ao imóvel em causa, tendo adiantado que esta oportunidade surgiu no quadro da consulta que a autarquia tem a decorrer para que os privados possam propor a venda ao Município de edifícios de que sejam proprietários, para que, caso a transação seja validada, passem a reforçar a oferta de habitação social no concelho.
“A Câmara tem recebido propostas, essas propostas são objeto de uma análise técnica e de uma avaliação por um perito independente inscrito na Comissão de Mercado de Valores Imobiliários”, revelou o edil, acrescentando que depois a autarquia “avalia o interesse dos prédios para a finalidade preconizada e submete as candidaturas ao PRR”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3962, de 16 de novembro de 2023 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
27 Recomendações
189 visualizações
bookmark icon