
A iniciativa, agendada para a primeira semana de setembro, visa assinalar todos os anos o início do novo ano letivo através da interlocução entre docentes e não docentes, investigadores e especialistas, técnicos e encarregados de educação.
As Jornadas da Educação (JE) 2025/2026 realizam-se nos dias 3 e 4 de setembro, na Casa da Criatividade, em São João da Madeira. Promovida pela autarquia, esta 16.ª edição decorre sob o lema “Educamos para o futuro”, centrando-se nos desafios da educação contemporânea e nas exigências de uma sociedade em constante transformação.
“Entre estruturas e estratégias: educação em transição”, “(Re)visitando a educação escolar”, “Cuidar de quem cuida: o bem-estar dos adultos na escola” e “A construção do Eu no ambiente digital” são os grandes painéis moderados pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral – Ana Magda Jorge, Helena Resende, Ana Paula Azevedo e Joaquim Valente, respetivamente. As Jornadas da Educação vão incluir ainda a tertúlia “Adolescência: entre emoções e desafios”, moderada pela jornalista Helena Bento.
O evento propõe-se, segundo a organização, fomentar o debate em torno das práticas educativas, contribuindo para uma reflexão alargada sobre o papel da escola no século XXI, num ambiente de partilha entre os diversos agentes da comunidade educativa.
Entre os oradores, destaca-se Domingos Fernandes (presidente do Conselho Nacional de Educação), Eusébio André Machado, Marta Abelha e Luís Mestre (docentes do ensino superior), Sara Melo (pedopsiquiatra), Filipa Soares e Eduardo Carqueja (psicólogos). O dia 3 inclui um painel no período da noite, especialmente dedicado a mães, pais e encarregados de educação.
Irene Guimarães, Vereadora da Educação, em declarações a ‘O Regional’, garante que as JE são, inegavelmente, “um evento de grande relevância para a comunidade educativa local e para o panorama educacional português”, e é com “muita expectativa” que estão a ser preparadas.
De acordo com a responsável pela educação no município, a importância destas jornadas pode ser analisada em várias dimensões. “Desde logo, pela valorização da Educação”, uma vez que representam “um espaço privilegiado para reflexão e debate”, colocando este setor “no centro do diálogo comunitário e envolvendo professores, educadores, pais, alunos, técnicos e decisores políticos”, o que contribui para “fortalecê-la como prioridade social e política”.
Outro dos pilares, defende, é o envolvimento da comunidade, promovendo “uma forte ligação entre escolas, famílias, autarquia e instituições da cidade”, reforçando “a ideia de que educar é uma responsabilidade partilhada e um potencial espaço de cidadania ativa”.
A atualização e formação contínua também está no centro da programação, com sessões que contarão com especialistas para abordar “temas atuais, como inovação pedagógica, inclusão, saúde mental, sustentabilidade, entre outros”, incentivando assim “a atualização de práticas e saberes”.
As inscrições, gratuitas, mas limitadas à lotação da sala, estão abertas desde já, através de ligação online disponibilizada no site da Câmara Municipal (www.cm-sjm.pt), no separador Agenda.
Ir para o conteúdo

