A AD Sanjoanense/Delba isolou-se na liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional Feminino de Hóquei em Patins com uma goleada das antigas (23-1) diante do Infante Sagres. Para lá do resultado, a nota principal vai para o regresso da capitã Marega, após paragem prolongada por lesão.
Uma exibição de gala, um regresso muito esperado e a liderança isolada do campeonato. A tarde de domingo foi repleta de pontos positivos para as Guerreiras de Negro, que não deram azo a surpresas na receção ao Infante Sagres, lanterna-vermelha da prova.
Depois do deslize do ACD Gulpilhares no reduto do CENAP (2-2), a AD Sanjoanense/Delba partiu para a penúltima jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional a saber que a vitória garantiria a liderança isolada. E, ainda que tenha precisado de dez minutos para abrir o ativo, por intermédio de Joana Rodrigues, a verdade é que os golos surgiram em catadupa, com mais cinco a serem celebrados nos cinco minutos seguintes: outro de Joana Rodrigues e quatro de Joana Teixeira, o último dos quais de penálti, já depois de um castigo máximo desperdiçado por Daniela Silva.
Com muitas dificuldades para suster as investidas alvinegras, a formação forasteira só conseguiu uma tímida reação também da marca de grande penalidade, num lance convertido por Ana Falcão. Contudo, o domínio das pupilas de Marco Lopes era absoluto e, até ao descanso, Bárbara Marques, com dois golos, e Joana Rodrigues, que selou o hat-trick, ampliaram a vantagem.
A primeira parte deixou bem clara a diferença entre os dois conjuntos e a etapa complementar comprovou-a, com o controlo Sanjoanense a intensificar-se, assim como os golos.
Rita Couto e Joana Teixeira não perderam tempo, apontando dois golos cada logo no reatar, seguindo-se Joana Rodrigues, que voltou a celebrar ainda antes dos primeiros cinco minutos da etapa complementar.
Inês Carvalho também inscreveu o seu nome na lista de marcadoras, antes de Bárbara Marques ter novo hat-trick, dessa feita de Bárbara Marques. Pelo meio, Daniela Silva festejou o primeiro de cinco golos para a sua conta, ela que apontou o 15.º, o 18.º e os três últimos tentos da AD Sanjoanense/Delba.
No entretanto, Joana Rodrigues juntou mais dois à contagem pessoal, mas outro dos momentos da tarde estava reservado para os últimos minutos, quando Marega, a 6:45 do fim, se estreou a marcar naquele que foi o seu regresso à competição após lesão. Um momento muito esperado e sobejamente festejado não só pela capitã, mas também pela restante equipa.
No próximo sábado, pelas 18h00, a AD Sanjoanense/Delba recebe o CRIAR-T, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal.