Desporto

“Equi São João” é pioneira na equitação como desporto e lazer na cidade

• Favoritos: 97


“Equi São João” iniciou atividade em setembro de 2021 em Casaldelo

A paixão pelos cavalos fez com que Pedro Santos fizesse formação técnica nesta área, o que o levou a frequentar o Curso de Formação Tecnológica (CET) em Maneio de equinos e Equitação terapêutica no Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior Agrária de Coimbra, curso que Cristiana Gois também frequentava.
Localização escolhida por ser a naturalidade de um dos criadores do projeto, Pedro Santos, e também uma cidade “que consideramos dinâmica e ativa para todos os tipos de público, e assim colmatar a falta de uma escola de equitação para os sanjoanenses”, defendeu Cristiana Gois, cofundadora do projeto.
Iniciámos o seu percurso na área equestre em Coimbra, onde se mantiveram cerca de quatro anos. Mais tarde, exerceram funções no Centro Hípico em Oliveira de Azeméis, que se viram obrigados a deixar quando surgiu a pandemia, algo que levou a que os fundadores aproveitassem o momento para lançar o seu próprio negócio.
Em entrevista a ‘O Regional’, Cristiana Gois confessa que “os sanjoanenses quando queriam praticar equitação tinham de se deslocar aos concelhos vizinhos, pois nunca existiu nenhum projeto nesta área. O nosso foco foi também trazer um pouco do contacto com a natureza e animais da quinta.
S. João da Madeira é uma cidade muito industrial e acreditamos que o contacto com a natureza e animais é fulcral para o desenvolvimento social e individual, em todas as faixas etárias”, agarrando a oportunidade de trazerem a equitação para a cidade.
Com o aumento significativo do número de alunos desde o ano de lançamento, a dupla fundadora da Equi São João diz já ter conseguido desenvolver parcerias com Jardins de Infância, escolas e ATL’s de maneira a proporcionar às várias crianças da cidade, o “Batismo Equestre”, uma das diversas atividades entre as férias equestres e as festas de aniversário que a escola possibilita, acrescentando que “o melhor feedback que podemos ter dos nossos alunos é o sorriso no final de cada aula e a ansiedade da próxima”, algo que tem vindo a ser constante para a iniciativa.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 27 de abril ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

97 Recomendações
1196 visualizações
bookmark icon

Farmácias abertas

tempo