A AD Sanjoanense venceu o Termas OC (6-1) e chega à última jornada na liderança do campeonato. Jogo emotivo e com segunda parte frenética dos "bês" alvinegros, que amanhã, em Cucujães, em caso de vitória, confirmam subida à 2ª divisão nacional.
Grande partida de hóquei em patins no "Caldeirão", com 300 pessoas a assistir a uma vitória brilhante da AD Sanjoanense frente ao líder da Zona B do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, o Termas OC (6-1). Muito equilíbrio numa partida que poderia decidir a subida dos visitantes ou colocar os alvinegros na liderança do campeonato, ficando a depender de si próprios para serem campeões da sua série.
O primeiro golo só aconteceu à passagem dos 16 minutos, por Duarte Terra a rematar em zona central ao ângulo da baliza de Ricardo Pereira. Após o golo, sinal mais para os comandados de Franklin Silva, que criaram diversas situações de perigo junto da baliza contrária. Mas, do outro lado estava uma das principais candidatas à subida, que nunca baixou os braços. Até que, a 30 segundos do intervalo, numa recuperação de bola, os visitantes chegaram perto da baliza de Marcelo Silva, com Armando Quintanilha a aparecer descaído pelo lado esquerdo do seu ataque e a desferir um remate forte para o funda da baliza, empatando a partida (1-1), com apenas seis segundos para se jogar.
Depois de, ao intervalo, as equipas terem recolhido aos balneários empatadas a um golo, com 25 minutos equilibrados, assistiu-se a uma segunda parte frenética do lado dos alvinegros, que em praticamente três minutos resolveram o jogo. Mas, já aos três minutos, Gonçalo Ribeiro tinha dado o primeiro sinal, enviando uma bola ao ferro.
No entanto, e apesar da vontade de chegar ao golo ser grande, os homens do Termas poderiam ter feito golo, de livre direto, a castigar a 10ª falta da Sanjoanense. Só que João Teles permitiu a defesa de Marcelo Silva, que fechou a "sete chaves" a sua baliza no segundo tempo. Na sequência da jogada, simulação de penálti de João Teles, que viu cartão azul, e Luís Filipe não desperdiçou, colocando a Sanjoanense a vencer 2-1.
Continuavam por cima no jogo os homens da casa e, aos nove minutos, Alex Barreira, numa jogada rápida de transição fez o 3-1. Era o melhor período dos alvinegros, que aos 10 minutos poderiam ter feito o 4-1, na marcação de um livre direto, a castigar a 10ª falta do Termas, mas Luís Filipe permitiu a defesa de Ricardo Pereira. Na resposta, o Termas tenta sair em contra-ataque e Luís Filipe fez falta para cartão azul. Na marcação do livre direto, Fábio Vieira permitiu a defesa de Marcelo Silva.
A jogar em power-play e, para surpresa de todos, foi a Sanjoanense que tirou partido da situação e chegou ao golo em jogada rápida de transição, por Alex Barreira. Poucos segundos depois, ainda com menos um jogador em rinque, novo golo da Sanjoanense, com Duarte Terra a bisar na partida (5-1).
A estocada final surgiu no minuto seguinte, com Tiago Gaspar a fazer o 6-1, ainda com 13 minutos para se jogar. A partir daqui, os homens da casa colocaram "gelo" no jogo, com mais posse de bola e sem arriscar, gerindo a vantagem. Até final, poucas foram as oportunidades de golo, surgindo apenas uma, de bola parada, com Manuel Neves a desperdiçar um livre direto.
No final da partida, a vitória sorriu à Sanjoanense (6-1), resultado que permite aos alvinegros chegarem à última jornada na liderança e a dependerem apenas de si próprios para subirem à 2ª divisão. Amanhã, em caso de vitória, em Cucujães, pelas 18h00, os comandados de Franklin Silva podem fazer a festa.