Desporto

CA Téssera regressa à Divisão 1 de Portugal

• Favoritos: 21


Com um campeonato exemplar, onde apenas cedeu um empate e conquistou oito vitórias, o Clube Académico Téssera concretizou a subida ao Top-10 do Xadrez português, derrotando no sábado por 3-0 o Centro Recreativo de Estarreja, com vitórias dos NM Ricardo Dias, NM Rodrigo Ribeiro e NM Stephane Silva diante do espanhol Juan Romaris, Carlos Andrade e Fernando Pinho, e empate do FM Gustavo Ribeiro perante António Luís Ferreira, No domingo, jogo decisivo em Matosinhos para o apuramento para a final da Divisão 2, com o Clube Académico Téssera a precisar apenas de um empate mas a vencer categoricamente por 0-3 o Grupo Desportivo Dias Ferreira II, que se apresentou com quatro xadrezistas estrangeiros de bom nível. Nos tabuleiros, vitórias dos NM Ricardo Dias, FM Gustavo Ribeiro e NM Rodrigo Ribeiro contra os espanhóis IM Javier Moreno e FM Iván González e o francês Sancho Oliveira, e empate do NM Stephane Silva diante do romeno Razvan Iagar. Na classificação geral, Clube Académico Téssera em primeiro com 26 pontos, seguido de Colégio Efanor, 23 pontos, GD Dias Ferreira de Matosinhos II, 22 pontos, Académica Didáxis de Famalicão, 20 pontos, Vitória de Guimarães II, 19 pontos, Grupo de Xadrez do Porto e Academia de Xadrez de Gaia II, 16 pontos, “O Amanhã da Criança” da Maia, 15 pontos, Centro Recreativo de Estarreja, 12 pontos, Grupo Desportivo Basquete de Leça, 9 pontos, com os dois últimos a descerem à Divisão 3. A decisão do título nacional, entre os vencedores das três séries, será a 20 e 21 julho em Soure entre Clube Académico Téssera, Associação Académica de Coimbra e Clube Atlético Cultural da Pontinha.
Na Série B do Nacional da 3ª Divisão, o Clube Académico Téssera II empatou 2-2 em S. Mamede de Infesta com o Grupo de Xadrez Cento e Treze, com vitórias de Cláudio Sá e Ricardo Alvarez perante Nuno Mano e o holandês Symon Riedstra, e derrotas de Daniel Mota e Margarida Ribeiro contra Rui Guimarães e Emanuel Guimarães. Na classificação, primeiro lugar e subida à Divisão 2 de Portugal para o Clube Académico Téssera II, 19 pontos, seguido de Colégio Efanor II, 18 pontos, Grupo de Xadrez do Porto II e GD Dias Ferreira de Matosinhos III, 16 pontos, Grupo de Xadrez Cento e Treze, 14 pontos, Espaço Musas do Porto, 10 pontos, Clube UGT Viseu, 9 pontos e Academia de Xadrez de Gaia III, 8 pontos. Na meia final de apuramento do campeão, o Clube Académico Téssera II defronta em Arrifana no domingo à tarde o vencedor da Série A, a Academia de Xadrez Cidade Curiosa, de Braga.
No Campeonato Distrital de Aveiro da 1ª Divisão, o Clube Académico Téssera III venceu por 1-3 a Associação Desportiva de Vagos, com vitórias de Pedro Sousa, Sandra Barbosa e Emil Steblin diante de Alexandre Rei, Martim Jesus e Juan Lopes, e derrota de José Alves diante do chinês Yuanfa Zhou. A equipa IV terminou o campeonato perdendo 1-3 com o Clube de Xadrez do Colégio Português III, com vitória de Guilherme Marques contra Paulo Justino, e derrotas de Bruno Alvarez, Pedro Santos e João Sousa diante de Filipe Rocha, Francisca Camacho e Gabriel Kauati, Na classificação, primeiro lugar para o CX Colégio Português de Aveiro III, 18 pontos, seguido de Clube Académico Téssera III, 16 pontos (sobe à Divisão 3 de Portugal), Sport Clube Beira-Mar II e Oliveira do Bairro Sport Clube, 11 pontos, Associação Desportiva de Vagos, 10 pontos, Illiabum Clube e Clube Académico Téssera IV, 9 pontos.

21 Recomendações
37 visualizações
bookmark icon