José Neves Coelho tomou posse, no passado dia 29 de junho, por mais quatro anos, como presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA). A cerimónia decorreu nos Paços da Cultura.
José Neves Coelho, após tomar posse como líder diretivo, perspetivou um novo exercício de liderança “em proximidade com os clubes. Vamos espalhar-nos por todo o distrito” e referenciou quatro protocolos já rubricados com instituições escolares, precursores de outros que se lhes seguirão.
O presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) revelou que o número de atletas inscritos, no final da época desportiva, ultrapassou a marca dos 18 mil participantes. Com base neste sucesso, o líder da organização desportiva estabeleceu a meta de alcançar: 25 mil atletas. “Pretendemos atingir os 25 mil, continuando a bater recordes sucessivos do número de inscritos todos os anos, até ao final do seu mandato”, garantiu.
O novo presidente da AFA sublinhou a importância de promover a prática de atividade física e incentivar hábitos de vida saudáveis, principalmente entre as crianças. Para alcançar esse objetivo, será implementada “uma estrutura de ligação entre os clubes, a escola e autarquias” numa abordagem integrada para fomentar a participação desportiva, um projeto que “estará associado ao da FPF, ‘A hora dos Super Quinas’” e será um elemento chave nesse processo.
Carlos Manuel Sá Correia, Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Aveiro, assumiu o compromisso de promover um mandato plural e dinâmico, visando fortalecer a instituição. Durante a cerimónia de tomada de posse, a importância de “uma AFA em que os seus associados participem ativamente na vida da instituição porque, quanto melhor for a sua participação, melhor será a ação daqueles que aqui hoje tomaram posse”, foi enfatizada pelo presidente da Assembleia Geral.
Segundo Carlos Manuel Sá Correia, a AFA tem como objetivo primordial “servir os clubes e não os clubes servirem a AFA. Os clubes devem ser o farol que orienta a ação da AFA”, procurando sempre o sucesso e desenvolvimento. Ao sublinhar a importância da AFA Escola, Carlos Manuel Correia concluiu que “o sucesso da AFA Escola será o sucesso de todos nós”.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, expressou o reconhecimento à AFA, afirmando que a associação é credora da cidade porque “temos tido o privilégio, ao longo dos últimos anos, de apresentar um conjunto muito relevante e significativo de eventos da AFA”. Em antecipação, o presidente da Câmara felicitou a AFA pelo seu centenário, destacando que alcançar essa marca é um feito notável para qualquer instituição. Anunciou ainda a organização de uma “grande festa” para assinalar o centenário da Associação Desportiva Sanjoanense e expressou o desejo de unir-se à celebração da AFA, “como forma de promover os valores do futebol e do desporto em geral”.