
Nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho, Coimbra foi palco dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Seniores, prova da Federação Portuguesa de Natação que juntou 706 nadadores de 96 Clubes.
Com o devido mérito esteve, entre os participantes, o nadador juvenil da AD Sanjoanense/Fepsa, Rafael Bastos, que cumpriu quatro provas do programa: 50 metros livres, 100 metros livres, 200 metros livres e 50 metros costas, uma em cada jornada.
Como prova de entrada, os 50 metros livres permitiram avaliar técnica e disposição. Alguns fatores mentais que foram trabalhados antecipadamente foram também chamados ao serviço e, a partir daí, surgiu uma visão mais convincente do que poderia vir a ser o resto do campeonato.
Seguiram-se os 50 metros costas, que, apesar de considerados neste caso uma prova ornamental - já que o nadador alvinegro ainda não pratica o estilo costas da forma que pretende - foram bem disputados, mesmo que de forma um pouco tímida, como previsto.
No terceiro dia, os 200 metros livres surgiram como uma prova muito desejada, já que seria necessária maior afinidade, mais estratégia, mais segurança, mais força, e, a determinada altura, vencer a exaustão e acelerar. A prova correu bem e Rafael cumpriu-a com o melhor nível do ano.
Por fim, os 100 metros livres, que só de pensar já são bonitos. É preciso ser-se muito rápido a começar e muito forte a acabar, mantendo-se os alinhamentos e a coordenação. Do apito de partir ao parar do cronómetro é um só momento, solitário, com milhões de coisas dentro.
Há que usufruir e ter sentimentos positivos. Ainda assim é preciso pensar, os pormenores são muitos, cada braçada dá lugar a outra sem pouso nem repouso, todas elas escrevem o caminho e somam as possibilidades de encontrar, lá, onde a prova acaba, o significado de tudo o que nos dá alegria: uma vitória, várias vitórias e/ou, outros objetivos.
Pois que, quando um juvenil faz os 100 metros livres a este nível, não precisa de ser o primeiro. A meia encosta, consegue ver uma boa parte do mundo…haja intensidade no desejo.
ADS/Fepsa representada por quatro nadadores no Festival de Cadetes
Noutro âmbito, os nadadores cadetes Maria Baeta, Artur Fraga, Salvador Santos e Gustavo Ferreira estiveram em Estarreja, no dia 19 de julho, a representar a ADS/Fepsa no Festival de Cadetes.
Quando são estes os propósitos de um dia sermos bastantes mais a partilhar as maravilhas da Natação, damos conta, com orgulho, da expressão agradável com que estes nadadores se juntam, com amizade e gosto pela modalidade. Substratos para se nadar em bom ambiente, nadar bem e escrever histórias de boas relações.

