Hóquei em Patins

AD Sanjoanense/Delba carimbou acesso à Final Four da Taça de Portugal em jogo com assistência histórica

• Favoritos: 76


AD Sanjoanense/Delba e HC Turquel protagonizaram um belo espetáculo de Hóquei em Patins nos quartos de final da Taça de Portugal feminina, diante daquela que terá sido uma das maiores assistências já registadas em Portugal nesta modalidade

O golo do triunfo alvinegro (2-1) foi marcado a 4.5 segundos do fim e valeu a passagem à Final Four da prova.
”Há dias que marcam a alma e a vida da gente”. O verso é de Mariza, mas aplica-se bem ao que se viveu no Caldeirão este domingo, 16 de março de 2025.
As missões da AD Sanjoanense/Delba eram claras: garantir o acesso à Final Four da Taça de Portugal de Hóquei em Patins feminino e deixar uma marca de registo no número de espectadores num pavilhão em provas nacionais desta vertente da modalidade.
E a verdade é que a mobilização não desiludiu. Foram várias as centenas de pessoas que se deslocaram ao mítico Pavilhão dos Desportos, dando azo a um ambiente escaldante, capaz de elevar o Hóquei em Patins feminino a todos os níveis.
Contudo, o encontro não começou de feição para as pupilas de Marco Lopes, já que, a queimar os primeiros cinco minutos, Renata Balonas aproveitou bem um ataque forasteiro e, servida por Isa Ricardo, inaugurou o marcador.
Com o equilíbrio a pautar a primeira metade, as oportunidades claras escasseavam. Ainda assim, foram as alvinegras a estar perto de igualar a cinco minutos do descanso, mas Joana Teixeira, chamada a bater um livre direto após cartão azul mostrado a Rute Coelho, acertou no poste da baliza à guarda de Anabella Diapolo.

No entanto, em powerplay, a AD Sanjoanense/Delba partiu com tudo em busca do empate, que surgiu logo depois. Num lance de insistência, Joana Teixeira serviu com precisão Joana Rodrigues e esta, com um bom remate, restabeleceu a igualdade.
Até ao intervalo, nota para Catarina Viola, que travou um livre direto de Lourdes Castro - na sequência de cartão azul a Joana Teixeira -, feito replicado por Anabella Diapolo, já no arranque da etapa complementar, numa bola parada batida por Catarina Costa, depois de azul a Isa Ricardo.
Sem conseguirem aproveitar as bolas paradas, AD Sanjoanense/Delba e HC Turquel batiam-se em pista por um lugar na tão ambicionada Final Four e a decisão caiu para um lance de bola corrida... nos últimos segundos do encontro. No último suspiro, e quando tudo apontava para a disputa de prolongamento, Marega conduziu uma transição rápida das alvinegras e assistiu Catarina Costa, que, com um remate fortíssimo, fez o 2-1, para delírio das centenas de Sanjoanenses presentes.
Faltavam 4.5 segundos para jogar e o final do encontro seguiu-se com muitos festejos e momentos de partilha entre a equipa, o staff e as centenas de pessoas que assistiram ao jogo e ajudaram a promover o Hóquei em Patins e o desporto feminino português.
A AD Sanjoanense/Delba tem lugar garantido na Final Four da Taça de Portugal feminina e, agora, volta ao rinque no dia 26 de março (quarta-feira), pelas 21h00, no reduto da ACD Gulpilhares, em jogo da 2.ª jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Fotos: Comunicação ADS
76 Recomendações
1427 visualizações
bookmark icon