Hóquei em Patins

AD Sanjoanense/Delba caiu de pé na final da Taça de Portugal

• Favoritos: 44


As Guerreiras de Negro voltaram a estar perto de contrariar o favoritismo do SL Benfica, mas cederam nos detalhes (2-1) na decisão da Taça de Portugal Feminina de Hóquei em Patins.
Foi um dia de festa que acabou por não ter o desfecho pretendido. Depois de bater a AE Física D. (6-4) na sexta-feira, na meia-final, AD Sanjoanense/Delba apresentou-se a muito bom nível frente à equipa que detém a hegemonia do Hóquei em Patins feminino português, mas não conseguiu transformar em vitória o bom desempenho dentro do rinque.
Com muito apoio nas bancadas do Pavilhão Municipal de Famalicão, as comandadas de Marco Lopes entraram motivadas e concentradas na missão de tentar recuperar o troféu da prova rainha vencido em 2012/13, e mostraram desde o primeiro minuto que pretendiam criar dificuldades a um SL Benfica teoricamente mais forte.
A primeira metade foi de equilíbrio máximo, com a AD Sanjoanense/Delba a suster as investidas contrárias e a conseguir impor também a sua qualidade, tanto que, ao intervalo, o nulo imperava e o conjunto lisboeta registava já cinco faltas cometidas, contra apenas duas das alvinegras, prova das dificuldades que as Guerreiras de Negro conseguiam criar.
Na etapa complementar, a toada parecia manter-se e o marcador só se alterou no final dos primeiros 10 minutos. Num lance aparentemente controlado, enquanto preparava novo ataque, Catarina Costa acabou por deixar um passe curto para Bárbara Marques e Maria Silva aproveitou, recuperando a bola e atirando para o primeiro golo do encontro.
Mesmo em vantagem, as águias nunca estiveram confortáveis no jogo e a AD Sanjoanense/Delba procurava a todo o custo relançar a partida, mas, a pouco mais de dois minutos do apito final, Joana Rodrigues travou Aimee Blackman em falta, recebendo cartão azul. Chamada a converter, a atleta do SL Benfica não tremeu e fez o 2-0, deixando a missão da formação de S. João da Madeira bem mais complicada.
Ainda que com um cenário difícil de ultrapassar pela frente, o conjunto alvinegro nunca baixou os braços e procurou o golo de honra, que surgiu mesmo a sete segundos do fim, altura em que Catarina Costa bateu com maestria um livre direto na sequência da décima falta das encarnadas, fixando o resultado.
No final do encontro, em declarações à DAZN, Catarina Costa comentou um jogo “decidido nos pormenores”.
“Sabíamos que ia ser muito difícil, mas estávamos preparadas. Infelizmente, o jogo caiu para o outro lado, mas acho que estivemos muito bem, essencialmente defensivamente e na primeira parte”, analisou.
Na mesma linha, Marco Lopes mostrou-se “orgulhoso, porque elas (as jogadoras) trabalharam muito e acreditaram que era possível”.
“Mostrámos que estamos à altura, que estamos perto e vamos ver o que ainda conseguimos fazer esta época”, concluiu o treinador.
A AD Sanjoanense/Delba volta ao rinque esta quinta-feira (22 de maio), pelas 21h00, no reduto do CENAP, em jogo da 13.ª jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional Feminino.

 

44 Recomendações
791 visualizações
bookmark icon