Música

Novembro Jazz à conquista do público sanjoanense e não só

• Favoritos: 83


Evento abre com concerto do pianista brasileiro Amaro Freitas, o primeiro a subir ao palco nesta edição do festival que constitui “uma aposta forte da programação cultural do município”.

O Novembro Jazz deste ano apresenta “um cartaz ambicioso”, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira. O festival tem início nesta sexta-feira, dia 4, às 21h30, na Casa da Criatividade, com um concerto do músico brasileiro, Amaro Freitas.
É a última oportunidade para assistir este ano em Portugal à apresentação ao vivo do álbum “Sankofa”, que confirma a projeção internacional que esse grande pianista tem conquistado com uma proposta artística que remete para elementos da cultura popular afro-brasileira.
Amaro Freitas conta, na sua carreira, com “parcerias e colaborações com grandes nomes como Milton Nascimento, Chico César, Lenine e Criolo”, salienta Gisela Borges, programadora cultural da Casa da Criatividade, adiantando que subirão palco “em trio, muitíssimo bem acompanhado por  Jean Elton no contrabaixo e Hugo Medeiros na bateria, depois de uma tour internacional por mais de 15 países”.
Esse e outros momentos da edição deste ano do Novembro Jazz “dirigem-se a um público que pode ser exigente e curioso”, com uma programação que inclui “um conjunto de concertos principais, mas também uma oferta infantil, um talento emergente e uma dimensão formativa”, revela Gisela Borges..

Propostas de jazz até 27 de novembro

Depois ao concerto de Amaro Freitas, nesta sexta-feira, vem uma nova proposta musical no dia 10, protagonizada por André Carvalho, numa atuação intimista em que artista e público partilham o palco, num formato de espetáculo do ciclo “Alternativa à 5inta”. Durante a tarde do espetáculo “acontecerá uma masterclass de 2 horas, onde o autor descortinará junto dos participantes todo o seu processo criativo”, destaca a programadora cultural.
No dia seguinte, 11 de novembro, a Casa da Criatividade recebe a voz e o talento criativo de Mimi Froes, “sendo ela a maga da criação como um todo, delicado e feliz”. Um concerto que constitui “uma promessa leve, fresca e de talento táctil”.
Refletindo um programa diversificado, daí a uma semana, a 18 de novembro, será vez de subir ao palco o Ricardo Toscano Quarteto, apontado como “um dos mais entusiasmantes grupos em atividade”, como refere a organização, com Gisela Borges a salientar que a sua sonoridade “vai desde a experimentação a alguns temas identitários do jazz”.
Na noite seguinte, o Novembro Jazz inclui também uma atuação nos Paços da Cultura, que se insere no ciclo Musicatos, uma iniciativa com entrada gratuita que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Academia de Música de S. João da Madeira. Trata-se da apresentação ao vivo do novo disco “Repair”, de Sónia Pinto.
O programa inclui igualmente, no dia 20, às 10h30, o concerto para “A flauta doce e sons de arrepiar”, com os próprios destinatários a fazerem parte integrante do espetáculo, que está “pensado numa lógica empírica e experiencial em cima do palco”.
Esse será o penúltimo momento do cartaz deste ano, que encerra no dia 25 com o contrabaixista Carlos Bica, um dos mais internacionais músicos de jazz portugueses. Um concerto em que se apresentará com o seu trio Azul, do qual fazem parte outros exímios intérpretes: o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black.
Trata-se de “um projeto simultaneamente subtil, ambicioso e arrojado”, no fundo, “um momento ao vivo que será uma autêntica plataforma de criação”, proporcionado por um nome que “dispensa apresentações”.

Parcerias com academias de música  

Refira-se ainda que foram estabelecidas parcerias com a Academia de Música de S. João da Madeira e com a Academia de Música de Espinho, que vão proporcionar momentos musicais no “foyer” da Casa da Criatividade a anteceder os concertos principais.
“É com muita alegria que o divulgamos como uma pequena porta que se abre para futuras colaborações de maior dimensão. Para já, a cargo dos músicos daqui provenientes teremos momentos prévios aos concertos principais no foyer da Casa da Criatividade”, adianta Gisela Borges. Mas há mais: “Prometemos ainda alguns pequenos momentos deslocalizados (e quiçá) inusitados em alguns locais da cidade”, acrescenta a programadora da Casa da Criatividade.
O Novembro Jazz é organizado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, que lançou o evento em 2018, com o intuito de divulgar este género musical, reunindo, no palco da Casa da Criatividade, músicos de grande qualidade de Portugal e de outras geografias. O programa deste ano pode ser consultado no site da autarquia.

83 Recomendações
170 visualizações
bookmark icon