Cultura e Lazer

Lara Soares assume direção do Centro de Arte Oliva

• Favoritos: 42


A nova diretora do Centro de Arte Oliva é Lara Soares, confirmou fonte da Câmara Municipal de São João da Madeira a O Regional. Será responsável pela gestão do equipamento cultural onde estão depositadas coleções de Arte Bruta e Arte Contemporânea.

Lara Soares vai assumir a direcção do Centro de Arte Oliva (CAO), na sequência do concurso público lançado pela câmara municipal em julho de 2025, depois da renúncia de Andreia Magalhães, que esteve cerca de oito anos à frente do equipamento cultural. A nova responsável é doutorada em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde concluiu também o mestrado em Prática e Teoria do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem ainda licenciatura em Artes Visuais na Escola de Artes de Caldas da Rainha.
Professora nesta última instituição, na Licenciatura de Programação e Produção Cultural e no Mestrado em Gestão Cultural, vinha colaborando, nos últimos anos, com diferentes estruturas no campo das práticas artísticas. São exemplos desse envolvimento as suas participações no âmbito do programa ATOS (Teatro Nacional D. Maria II TNDMII), d´”A Oficina” (Guimarães), do CIMAC (Évora) e do Programa 23 Milhas (Município de Ílhavo), entre outras intervenções. Regista igualmente trabalho com a Direção-Geral das Artes e o Plano Nacional das Artes.
De acordo com informação da Câmara Municipal de São João da Madeira, Lara Soares “passou por uma Capital Europeia da Cultura [Guimarães 2012], onde desenvolveu projetos de programação e mediação artística e cultural, mobilizando recursos em diversos equipamentos culturais”.
Destaca-se igualmente a realização de “trabalho colaborativo de diagnósticos para candidaturas na área da cultura”, além de ter “coordenado equipas e propostas com instituições de ensino, culturais e artísticas um pouco por todoo país”.  Cofundadora do projeto BURILAR (2018), onde constrói “um território de experimentação e investigação no campo das práticas e dos processos criativos”, Lara Soares acredita na “partilha com os outros e na vida em constante transformação”. Afirma que o que a move são as possibilidades de “pensar e sentir o mundo num caminho mais democrático e equitativo”.

42 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
576 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *