A obra, editada pela Coleção Treger Saint Silvestre e pelo Centro de Arte Oliva (CAO), em S. João da Madeira, destaca-se “pelo seu design inovador e crítico, refletindo o caráter disruptivo” da arte bruta.
“L’Esprit Singulier” documenta a exposição homónima apresentada na galeria Halle Saint Pierre, em Paris, que inclui cerca de 150 obras de arte bruta da coleção Treger Saint Silvestre, atualmente abrigada no CAO. O júri do prémio elogiou o catálogo pela forma como “desafia as normas do design gráfico e pelo uso de materiais e tipografia que envolvem o leitor de maneira única”. A distorção da tipografia Times New Roman e o uso de papel serrilhado foram destacados como elementos que criam uma “leitura desconfortável”, convidando o leitor a uma experiência imersiva.
O Prémio Design de Livro, na sua 7ª edição, avaliou 116 publicações, considerando critérios como a materialidade, a inovação no formato, a escolha dos materiais, e a representatividade de género. Além do prémio principal, foram atribuídas menções honrosas.
O catálogo “L’Esprit Singulier” está disponível para aquisição no Centro de Arte Oliva, localizado na Rua Paula Rego, onde os visitantes podem explorar uma variedade de catálogos de arte de “alta qualidade”. Este prémio reafirmou a importância do CAO como um polo cultural e artístico de referência na região e em Portugal.