Cultura e Lazer

Andreia Magalhães deixa direção artística

• Favoritos: 103


Em declarações, Andreia Magalhães sublinha que “as direções artísticas devem ser renovadas, para que as instituições possam regenerar-se e abrir-se a novas fases”, acrescentando que aplica esse mesmo princípio à sua própria trajetória. A decisão de se dedicar à carreira académica, acrescenta, “surge como uma expansão, e não como abandono do universo artístico”.
A transição, explica, representa a possibilidade de desenvolver “uma prática onde a investigação se articula com projetos artísticos e curatoriais independentes e ao trabalho com diversas instituições”.
Durante o seu mandato, Andreia Magalhães foi uma figura central na afirmação do CAO como um projeto artístico de relevo no contexto nacional. A sua visão curatorial e o envolvimento com o tecido artístico contemporâneo foram determinantes para o reconhecimento do espaço.
O Centro de Arte Oliva continuará com a sua programação regular e, segundo a Câmara Municipal, entidade que tutela o espaço, já está em curso o processo de recrutamento para uma nova direção artística. As candidaturas decorrem até 31 de julho.
De acordo com a autarquia, o perfil da nova direção artística está claramente definido para garantir a continuidade e aprofundamento do papel ativo do CAO no desenvolvimento cultural e artístico do país.
A escolha terá em consideração “a experiência em coordenação de equipas e projetos, o conhecimento estruturado do contexto artístico nacional, a relação com artistas, curadores, entidades e agentes culturais”, sendo igualmente valorizado “o compromisso com a inclusão, a diversidade cultural e a sustentabilidade”.
Fundado com o propósito de promover o contacto, conhecimento e interpretação das artes visuais contemporânea e bruta, o CAO tem-se distinguido através de uma programação consistente, um programa educativo ativo e colaborações estratégicas. A nova direção artística será responsável por manter este caminho, reforçando o posicionamento do Centro de Arte Oliva como espaço vital, acessível e plural no panorama artístico português.

 

103 Recomendações
1617 visualizações
bookmark icon