Cultura e Lazer

“A Cátia Cardoso é uma voz de relevo no nosso panorama cultural”

• Favoritos: 25


O novo livro de Cátia Cardoso foi apresentado na cidade e há mesmo quem aponte a autora como “um caso sério na poesia lírica contemporânea”.

A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo recebeu, no passado sábado, dia 14, a apresentação do livro de poesia “matar os dinossauros”, da autoria de Cátia Cardoso e que contou com Cristina Marques a analisar a obra.
No entender da professora e crítica literária, a autora é “um caso sério na poesia lírica contemporânea” e a metáfora que dá título ao livro “é cativante e poderosa na força que pretende transmitir e pelo modo como habita o nosso imaginário”.
“Enquanto metáfora o que simbolizam os dinossauros? As nossas fobias, medos, lutas e experiências emocionais impactantes… tudo aquilo que assumimos como grande, na nossa mente, e nos pode tolher ou moldar traumaticamente”, apontou Cristina Marques, defendendo que os “dinossauros” se matam através da poesia e que o livro de Cátia Cardoso deixa várias “instruções, fichas técnicas, vulgo receitas” nesse sentido.
Segundo a apresentadora “a ordem caótica dos pensamentos, o seu tropel e avassalamento no sujeito poético alteram a perceção do real ou fazem a representação do real percebido de forma alterada e isso é poesia”, e destacou ainda o uso, pela autora, de provérbios, o que “tomando a sabedoria popular, reconstruiu uma mensagem”.
Para Cristina Marques, Cátia Cardoso é “uma poeta que ocupa o seu lugar na poesia lírica contemporânea, ao lado de outros muitos que conhecemos” e a sua poesia também surge “de braço dado” com outros poetas, através de processos de “escrever com o texto”. Nesse sentido, salientou poetas com os quais “escrevem” alguns poemas de “matar os dinossauros”, como Francisca Camelo, Cláudia R. Sampaio, Fernando Pinto do Amaral, Golgona Anghel, R. D. Laing e Andreia C. Faria.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4015, de 19 de dezembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
25 Recomendações
83 visualizações
bookmark icon