Sociedade

Zona das travessas ganhou mais 80 lugares de estacionamento

• Favoritos: 21


A zona Industrial das Travessas passou a beneficiar de mais 80 lugares de estacionamento. Com um investimento de 750 mil euros. A rua António Oliveira Figueiredo foi inaugurada, permitindo a esta zona modos suaves de mobilidade.

“A falta de estacionamento nesta rua há muito que era reclamado por industriais, trabalhadores e clientes, uma vez que o estacionamento era insuficiente. Com a realização destas obras, essa questão está muito melhorada com os mais de 80 novos lugares que foram criados.” A garantia é do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, durante a inauguração da requalificação da Rua António Oliveira Figueiredo, na última segunda-feira, dia 18, que resultou de um investimento de cerca de 750 mil euros, com comparticipação comunitária, inserido na valorização das zonas industriais da cidade e incluiu ainda a construção da ponte pedonal de ligação ao estacionamento existente na vertente sul do Pavilhão Municipal das Travessas, visando, nomeadamente, “potenciar a utilização desses lugares – livres durante grande parte dos dias úteis – para aparcamento automóvel, por parte de quem se desloca a esta zona industrial”.
Com o projeto da autoria do arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, a via que serve a zona industrial das Travessas, além de reforçar e reorganizar do estacionamento automóvel, foi uma aposta na promoção de modos suaves de mobilidade, com a criação de passeios para peões e de ciclovias, prolongando-se, neste caso, a rede de percursos para bicicletas, que foi inaugurada em 2023. “Foi uma obras estruturante, que veio alterar radicalmente o perfil de uso desta zona da cidade”, garantiu o chefe máximo do executivo sanjoanense, reforçando que esta requalificação juntou-se às intervenções similares realizadas em duas artérias da área: na rua do Vale e na rua Manuel Vieira Araújo.
A obra incluiu também a construção de uma ponte pedonal de ligação ao estacionamento existente na vertente sul do Pavilhão Municipal das Travessas, de forma e potenciar a utilização desses lugares para aparcamento automóvel por parte de quem se desloca à zona industrial das Travessas. “Com esta passagem pedonal é possível usar o estacionamento do pavilhão durante o dia, e as pessoas, confortavelmente, fazem uma curta travessia pela ponte, e rapidamente acedem ao seu local de trabalho”.
Trata-se da conclusão da primeira fase da expansão para norte. “Agora falta juntar as duas lagoas, a construção de uma nova travessia pedonal e tornar as margens do rio utilizáveis pelo público”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3980, de 21 de março de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
21 Recomendações
143 visualizações
bookmark icon