Sociedade

Vitória de Humberto Delgado na cidade “deve ser sinalizada na história da nossa comunidade”

• Favoritos: 71 • Comentários: 2


Presidente da Câmara falou a “O Regional” sobre concurso de ideias para execução de escultura evocativa, que vai nascer na confluência da Rua Visconde com a Rua do Dourado, no centro cívico de S. João da Madeira. Afirmando não temer críticas

Nas eleições presidenciais de 1958, a popularidade de Humberto Delgado, candidato da oposição ao regime de Salazar, aliou-se a uma menor representatividade da União Nacional e ao espírito lutador e progressista da população sanjoanense, o que resultou na vitória do “General Sem Medo” na então vila de S. João da Madeira. Essa personalidade e esse momento da luta pela democracia no nosso país estão na base do concurso de ideias lançado pela Câmara Municipal para a execução de um monumento evocativo, procedimento que se encontra a decorrer desde 23 de março, pelo prazo de 60 dias.
Pretende o município que os concorrentes proponham a criação de uma figura de Humberto Delgado à escala humana, inserida num pedestal, exibindo uma legenda que contenha, entre outros elementos informativos, a indicação de que o candidato da oposição democrática saiu vitorioso em S. João da Madeira, com 727 votos contra os 527 do almirante Américo Tomaz, candidato do regime de então.
Essa obra artística deverá, de acordo com o programa do procedimento, “integrar, preferencialmente, na sua construção materiais sustentáveis, duráveis e com reduzidos custos de manutenção”. Quanto ao local de implantação, a autarquia propõe o centro cívico de S. João da Madeira, mais concretamente, o espaço ajardinado situado na confluência da Rua Visconde com a Rua do Dourado, junto à Praça Luís Ribeiro.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa do jornal ‘O Regional’ n.º 3935, de 13 de abril de 2023, ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

71 Recomendações
comments icon2 comentários
2 favoritos
199 visualizações
bookmark icon

2 pensamentos sobre “Vitória de Humberto Delgado na cidade “deve ser sinalizada na história da nossa comunidade”

    Desculpe, os comentários estão fechados.

    Mais antigo
    Mais recentes
    Mais recomendado