Sociedade

UNIR debaixo de fogo, autarquia pede reforço da rede

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As queixas que têm ensombrado o arranque da nova rede de transportes UNIR chegaram à reunião de câmara pela voz de munícipes. O presidente da autarquia lamentou as falhas, pediu compreensão e informou que os horários estão a ser ajustados.

Não é novidade que o arranque da nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP) - UNIR -, a 1 de dezembro, tem sido ensombrado com inúmeras críticas dos utilizadores. Queixam-se de falta de informação, da supressão de horários e carreiras e de várias falhas no serviço. Isso mesmo noticiou o jornal “O Regional” na última edição, um tema que foi também abordado na reunião de câmara desta segunda-feira por dois munícipes. Manuel Pinho classificou a situação de “lamentável” e pediu que a autarquia tome “providências urgentes” para colmatar as falhas que têm sido sentidas pelos cidadãos.
Cláudia Antunes também tem sofrido na pele as consequências da transição para o novo operador, a Xerbus, empresa responsável pelo lote 5 que abrange, além da cidade, Oliveira de Azeméis, Arouca, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra. Desde o arranque da nova rede que o filho, de 15 anos, deixou de poder depender do transporte público para se deslocar até à Jobra, em Albergaria-a-Velha. Cláudia Antunes informou-se, antes da mudança de operador, quanto ao horário utilizado, o autocarro das 7h30 rumo a Oliveira de Azeméis, local onde o jovem trocava de autocarro para chegar à escola. No site, a informação veiculada garantia que o horário se mantinha, pelo que carregou o passe, mas em vão. Nos primeiros três dias, o filho perdeu o transporte público, pelo que foi necessário recorrer à alternativa. “Implica que tenha de fazer 25km para cada lado para levar e trazer o meu filho da escola”, lamentou. Entretanto, a escola, devido às faltas, pediu uma justificação que Cláudia Antunes não consegue obter. Por isso, questionou na reunião camarária onde terá de se dirigir para adquirir o documento, já que o posto de informação que existia no Centro Coordenador de Transportes está encerrado (ver caixa). “Não temos qualquer ponto para recebermos informação, nem para consultar nada, ninguém dá respostas, mandei dezenas de emails à UNIR”, lamentou.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3966, de 14 de dezembro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
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