Sociedade

Uma iniciativa valorizada pela comunidade Sanjoanense

• Favoritos: 74


O Passeio Anual Sénior este ano tem como destino a cidade de Amarante. O passeio ocorrerá nos dias 25, 27 e 29 de setembro.

O aguardado Passeio Anual Sénior está de volta este ano, com a cidade de Amarante como destino eleito, onde os participantes vão poder desfrutar das margens do Rio Tâmega e explorar os encantos históricos, naturais e gastronómicos, da cidade. Organizado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, com o apoio da Câmara Municipal. O ‘O Regional’ foi dar voz aos sanjoanenses que, na manhã do dia 4 de setembro, fizeram fila à porta da Junta de Freguesia para que não perdessem o seu lugar neste passeio.
Erminda Rosa de Jesus, sanjoanense de 73 anos, voz entusiástica dos Passeios Anuais Sénior de S. João da Madeira, afirmou ser “um dia maravilhoso, todos os anos vamos para um destino diferente e costuma ser sempre por esta altura, em setembro”. Amarante é o destino deste ano, e o entusiasmo dos sanjoanenses faz-se sentir.
Ressaltando a importância da redução do tamanho dos grupos e da divisão dos participantes em vários dias, Erminda de Jesus acredita que “isso melhorou a experiência. Aproveitamos mais o dia e conhecemos melhor o local para onde vamos, tem sido sempre sítios muito bonitos e somos sempre muito bem recebidos”, acrescentou.
Outra melhoria notável mencionada pela sanjoanense é a forma como o almoço é servido durante o evento. Antes, as pessoas serviam-se a si próprias, o que muitas vezes levava a situações desconfortáveis em que algumas delas levavam comida para casa. Agora, com o serviço de buffet, essa questão foi resolvida. “Não há espaço para essas coisas”, destacando como essa mudança tornou o evento mais organizado para todos os participantes.
José Maria, de 75 anos, expressou a sua opinião refletindo o sentimento geral da comunidade sanjoanense em relação a esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal. “Não há dúvidas nenhumas de que é uma boa iniciativa”, afirmou José Maria, destacando a importância desses passeios, que oferecem “um dia diferente e especial em comparação com a rotina quotidiana”. José Maria não é um participante casual, afirmando “fui umas quatro ou cinco vezes”.
Embora haja outros passeios disponíveis ao longo do ano, José Maria acredita que os Passeios Anuais Sénior são como uma experiência de final de ano, reconhecendo “o valor de criar uma oportunidade para que os idosos, muitos dos quais vivem sozinhos, possam passar o dia em convívio com outros sanjoanenses”.
Destacada a qualidade e a organização do evento, Julieta dos Santos Graça, de 67 anos, afirmou ser “bom, já fui ao da Junta e já fui ao da Câmara e não tenho defeitos para lhes colocar”. Presença regular, participa todos os anos e incentiva a continuidade dessa tradição.
Juliete enfatizou ainda a proximidade que se sente entre a comunidade local por meio destas iniciativas e que para além disso, têm um impacto duradouro na mesma, acrescentando: “as pessoas que participam muitas vezes continuam a encontrar-se e a conviver na cidade”.
Os participantes consideram esta iniciativa um dos momentos mais esperados do ano, que já perdura no tempo. Um evento que proporcionará três dias de diversão e convívio para os sanjoanenses com mais de 65 anos, que se inscrevam. O passeio ocorrerá nos dias 25, 27 e 29 de setembro. As inscrições para o Passeio Anual Sénior começaram no passado dia 4 e decorrem até ao dia 15 de setembro, com a apresentação obrigatória do cartão de cidadão.

74 Recomendações
103 visualizações
bookmark icon