Sociedade

Um mar de experiências científicas para os mais novos

• Favoritos: 93


“A década dos Oceanos” é o tema da 16ª edição da Feira da Ciência organizada pelo município e dirigida às crianças dos jardins de infância e escolas do 1° ciclo. Evento decorre até 20 de abril, dia que é aberto a visita das famílias

Cerca de 1600 crianças, acompanhadas pelos seus professores e por auxiliares de ação educativa, vão passar pelo edifício da Torre da Oliva, ao longo desta semana e da próxima. Frequentam os jardins de infância e as escolas do 1° ciclo de S. João da Madeira e têm, assim, a oportunidade de visitar a 16ª edição da Feira da Ciência promovida anualmente pela Câmara Municipal.
O último dia (20 de abril), das 14h00 às 17h00, será aberto às famílias, esperando-se, nesse período, mais cerca de 500 visitantes, atendendo aos números registados em 2023.
“É uma iniciativa única do nosso município, que visa promover, junto dos mais jovens, o espírito científico, a inovação científica, o desejo de descoberta, o desejo de invenção e, paralelamente, sensibilizar para questões ambientais”, explicou o presidente da autarquia em visita ao evento, na última segunda-feira, primeiro dia do programa, tendo garantido que é uma iniciativa “para continuar”.
Jorge Vultos Sequeira, acompanhado pela verea­dora da Educação, Irene Guimarães, e por técnicos da autarquia, percorreu os diferentes espaços da feira, realçando que a mudança do evento do Museu da Chapelaria para a Torre da Oliva, onde se passou a realizar nos últimos anos, permitiu dar “um grande salto na organização”.
Essa alteração possibilita, por exemplo, proporcionar às crianças o contacto com “muito mais” experiências divertidas e pedagógicas – no âmbito da Física e Química, Ecologia, Biologia, Magnetismo, Eletricidade & Energias Renováveis e ainda Nutrição –, que estimulam o desenvolvimento de um espírito científico desde tenra idade.

Pequenos cientistas

Organizada pela Divisão de Educação da Câmara, a Feira da Ciência de S. João da Madeira insere-se no projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, desenvolvido pelo Município junto das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho.
A edição deste ano da Feira da Ciência tem como tema “A década dos Oceanos”, explorando uma “dimensão de sensibilização ambiental, de preservação do ecossistema e das espécies”, como referiu o presidente da Câmara, acrescentando que o evento “também divulga toda a potencialidade do oceano, designadamente ao nível gastronómico”, explicando às crianças “que produtos vêm do mar para a nossa alimentação”.
Assim, as oficinas espalhadas pelo segundo piso da Torre da Oliva têm como títulos “Ciências, Água & Companhia”, “Água e vida! Como e Onde tudo começou?”, “O essencial é invisível ao olho nu!”, “O ciclo sem fim – o ciclo da água”, “Do mar ao prato”, “Docinhos da horta”, “Pasta de dentes de tubarão” e “Piratas da sustentabilidade”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3983, de 11 de abril de 2024, ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
93 Recomendações
109 visualizações
bookmark icon