Sociedade

Tu Estás Aqui | A festa é no Bairro do Orreiro!

• Favoritos: 9


A Associação Ecos Urbanos convida Todas e Todos para a festa comunitária no Largo Principal do Bairro do Orreiro.

É já no dia 30 de julho, a partir das 5 da tarde, com um programa em que se cruza o fazer artístico, a criatividade, a inclusão, o pensamento, a ação e a festa. Para a associação Ecos Urbanos, a experiência coletiva passa por desenvolver novas formas de criar relações.
Tu Estás Aqui! é a festa de encerramento do Tinta de Limão, um projeto Bairros Saudáveis concebido e realizado pela Associação de Jovens Ecos Urbanos em colaboração com a Cósmica/Patrícia Freire e com o apoio da Habitar São João, Associação de Moradores do Orreiro e Câmara Municipal de São João da Madeira.
A programação da festa revela o resultado das oficinas desenvolvidas e convoca um elenco de artistas para, em conjunto com a comunidade do bairro, criarem um mapeamento colaborativo e interativo aberto à participação intergeracional e intercultural, onde a manualidade do fazer artístico, a tecnologia e a criatividade estabelecem pontes entre pessoas de diferentes gerações, diferentes culturas, entre pessoas conhecidas e desconhecidas, promovendo a construção coletiva do lugar e encontros lúdicos de troca de histórias, experiências e conhecimentos.

Tinta de Limão dinamizou mais de 200 sessões de oficinas orientadas por formadoras especializadas: oficina das emoções com Inês Bastos, dança criativa com Tatiana Ramalho, música com Patrícia Lestre, oficina de expressões com Alexandra Gonçalves, defesa pessoal com Bruno Pereira e Daniela Duarte com o Clube Agulha e Dedal.
Dirigido a crianças, jovens, mulheres e famílias do Bairro do Orreiro e Fundo de Vila, este projeto envolveu 80 participantes ao longo dos 8 meses de implementação do programa.
Tu Estás Aqui! promove a partilha e ações de intervenção comunitária através da pintura de um mapa participado de pensamento e ação, com o artista Bruno Lavos/Atelier SER, a apresentação da criação editorial FUXICO, de Daniela Duarte e o Clube Agulha e Dedal com design gráfico de Bárbara R., a projeção do filme O nosso bairro da cineasta Vanessa Fernandes e projeção de videomapping interativo com o artista digital Matthieu Tercieux utilizando ferramentas de video, motiondesign, computação e interatividade. Esta obra é acompanhada por um set live da Dj Von X aka Carla Castelhano.

 

 

9 Recomendações
125 visualizações
bookmark icon