Sociedade

Trabalhadores da Altice protestam contra cortes nos sistemas de saúde

• Favoritos: 20


Frente Comum de Sindicatos acusou em S. João da Madeira a administração da Altice de " terrorismo laboral " aos direitos dos trabalhadores. Em causa estão cortes nas comparticipações das despesas com a saúde.

Dezenas de trabalhadores da Altice, antiga Portugal Telecom, protestaram, ontem, dia 14, ao início da tarde, junto da estrutura manifestando a sua indignação com uma medida que a administração da empresa pretende aplicar e que se prende com cortes nas comparticipações das despesas com a saúde, que até agora estavam previstas nos três planos do subsistema de saúde que beneficiam os trabalhadores no ativo, os reformados e os familiares.
Em declarações a ‘O Regional’, o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (SINTTAV), que integra a Frente Comum, acusa a administração da empresa de “terrorismo laboral” desde que “chegaram há sete anos” lembrando que a “última decisão da administração foi alterar substancialmente para pior o plano de saúde dos trabalhadores. Tem sido só cortar, cortar”.
Manuel Gonçalves disse que no plenário em S. João da Madeira participaram "cerca de 40 trabalhadores" e que “todos eles mostraram a sua indignação”. Disse ainda que a pandemia da covid “contribuiu e muito” para os “lucros” das empresas de comunicação uma vez que “foram realizadas mais comunicações”. Mesmo assim “decidem castigar aquilo que os trabalhadores têm de melhor que é o plano de saúde para o qual é pago 1,8% do nosso salário”.
Manuel Gonçalves enfatiza que se a administração da antiga Portugal Telecom “está a vender o património todo” e se não volta atrás nesta sua “vontade de acabar” com os planos de saúde aos trabalhadores, a Frente Comum irá tomar medidas mais “agressivas, drásticas”, que podem passar mesmo por uma manifestação nacional e um dia de greve.
O protesto dos trabalhadores da antiga PT está acontecer em várias cidades do país com a realização de plenários e concentrações.

20 Recomendações
64 visualizações
bookmark icon