Sociedade

“Termalsenior – Saúde e Termalismo” com inscrições abertas na Junta de Freguesia

• Favoritos: 81


Estão a decorrer as inscrições, na junta de freguesia de S. João da Madeira, para a participação no programa “Termalsenior – Saúde e Termalismo”. Esta será a 10.ª edição deste programa de promoção de saúde, numa parceria profícua, que facilita o acesso a cuidados termais a toda a comunidade sénior. O transporte gra­tui­to e alguns benefí­cios financeiras são as principais vantagens garantidas por este programa que revela uma política social de promoção de saúde.
Na decorrente época termal, a calendarização mantém-se com dois circuitos de viagens destinados às Termas de S. Jorge. A primeira viagem iniciar-se-á já no próximo dia 2 de maio e a segunda viagem está agendada para o dia 30 de agosto. Este programa termal inicia com a realização de uma consulta de hidrologia médica, no primeiro dia da viagem, para avaliação de diagnóstico e prescrição de programa termal personalizado, sendo que, nos restantes 15 dias decorrerão os tratamentos termais e o programa culminará depois com um tour turístico.
É com o objetivo de fomentar uma política de saúde, pensada para a comunidade sénior, que a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira – a entidade gestora do balneário de S. Jorge – e a Junta de freguesia de S. João da Madeira, continuam a assumir uma parceria de colaboração ao longo destes 10 anos, que presta a todos os seniores as condições favoráveis, para a realização de uma terapêutica termal nas Termas de S. Jorge.
Com evidente preocupação social, este programa garante a todos os seniores do concelho, o transporte gratuito (garantido pela Junta de Freguesia) e alguns benefícios financeiros (assegurados pelas Termas S. Jorge), tais como, a oferta da inscrição termal e um desconto de 10% em tratamentos. Os interessados poderão ainda usufruir de uma comparticipação termal pelo seu subsistema de saúde. No caso do SNS poderão solicitar ao seu médico de família uma credencial termal, que garante a dedução imediata de 30% no valor da despesa termal até ao montante máximo de 95€. Dado que a validade desta credencial termal é de apenas 1 mês deve ser emitida no tempo concertado com as datas das viagens previstas.
Os destinatários que pretendam beneficiar destas vantagens devem dirigir-se à Junta de Freguesia, consultar o regulamento e preencher o respetivo formulário de inscrição.
Desde 2014, data de arranque deste programa, no território de S. João da Madeira, participaram algumas centenas de seniores, dos quais, uma maioria continua a repetir a experiência, referindo evidentes melhorias do seu estado de saúde e uma enorme satisfação relativa à oportunidade de convivência social, que no seu todo, se traduz num efeito de bem-estar mais pleno.

81 Recomendações
129 visualizações
bookmark icon