O auditório do edifício S1 da Sanjotec, Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira recebeu o evento final da primeira edição do Concurso de ideias “INnovate My City”, iniciativa que desafiou empreendedores, startups e Pequenas e Médias Empresas (PME) a apresentarem soluções inovadoras e sustentáveis para a cidade.
A sessão decorreu na última sexta-feira, 28 de fevereiro, com a apresentação das cinco ideias finalistas pelos respetivos proponentes. “Hubisenior”, “Life Office”, “Campus.Ly”, “Livecity” e “Parkguidance” foram as propostas selecionadas para esta fase, de entre as 21 candidaturas apresentadas até ao final do ano de 2024.
Após cada uma das cinco equipas que chegaram a este evento final ter efetuado o seu pitch, o júri do concurso – composto por especialistas em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo – decidiu-se pela atribuição do 1.º prémio, no valor de 10.000 euros, a “Parkguidance”.
Esta proposta consiste no desenvolvimento de um sistema de orientação e simplificação do estacionamento na cidade, de forma a que os automobilistas possam ter acesso – através de painéis eletrónicos ou de aplicação (app) para dispositivos móveis – a informação, em tempo real, sobre lugares livres para deixar o carro.
O júri distinguiu ainda com 7.000 euros (2.º lugar) a proposta “Campus.Ly”, uma app para ajudar estudantes a escolherem o caminho a seguir no acesso ao ensino superior. Na 3.ª posição (prémio de 3.000 euros), ficou “Hubisenior”, ideia centrada na disponibilização de apoio a famílias com pessoas idosas.
As equipas que terminaram nos três primeiros lugares passam a ter também acesso a mentoria especializada, espaço de coworking na Sanjotec e oportunidades de networking com investidores e parceiros.
Os prémios foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que felicitou os vencedores, saudando também os restantes finalistas, em relação aos quais referiu que ficariam igualmente no “radar” da autarquia e da Sanjotec.
Jorge Vultos Sequeira destacou a “grande adesão” registada nesta primeira edição do concurso “INnovate my City”, iniciativa que visa “promover a inovação”, o que o autarca considera “fundamental numa economia muito competitiva como aquela em que vivemos”.