Sociedade

Sinalizadas 129 crianças devido a valores de pressão arterial e peso

• Favoritos: 109


Estudo abrange 277 alunos das escolas básicas do 1º ciclo das Fontainhas, de Fundo de Vila e dos Ribeiros. Trata-se de um programa desenvolvido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira em parceria com o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

O Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) e a Câmara Municipal de S. João da Madeira apresentaram nesta quarta-feira, na Escola Básica das Fontainhas, os resultados preliminares do projeto GREAT, a vertente destinada às escolas no âmbito do PRIMUS, programa municipal de prevenção de doenças cardiovasculares.
O principal objetivo é avaliar a associação entre o número de horas de atividade física/exercício físico e a evolução de variáveis antropométricas (índice de massa corporal), pressão arterial, perímetro da cintura e composição corporal em crianças do Município de S. João da Madeira, como foi referido na apresentação realizada na Escola das Fontainhas.
O programa conta com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, que destacou o facto de, desta forma, ser possível “canalizar precocemente doentes para tratamento cardiovascular”, num processo que, como salientou a vereadora Irene Guimarães, envolve também, para além do CHEDV, os agrupamentos de escolas da cidade e as famílias.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3965, de 7 de dezembro ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
109 Recomendações
93 visualizações
bookmark icon