Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade culminou com Domingo Verde

• Favoritos: 45


Passeio de bicicleta “Diversão sobre 2 rodas” fez parte do programa, promovido pela Câmara, com a colaboração de várias associações e instituições sanjoanenses. 

O troço da Avenida Dr. Renato Araújo localizado entre a zona do Largo do Souto e a rotunda do Hospital da cidade voltou a transformar-se, no último domingo, numa verdadeira praça, com os carros a serem substituídos por pessoas de todas as idades que, a pé ou de bicicleta, se juntaram, assim, para conversar, conviver, assistir a atuações artísticas e desportivas ou participar nas diferentes atividades que aí foram realizadas.
Tratou-se da terceira edição de 2023 dos “Domingos Verdes”, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com a colaboração de muitas instituições e associações da cidade, e que tem conquistado os sanjoanenses e até pessoas de localidades vizinhas, algumas das quais assumem que raramente faltam à chamada.
A edição do último domingo inseriu-se nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, com um programa que incluiu o passeio de bicicleta “Diversão sobre 2 Rodas”, alusivo também ao Dia Internacional do Turismo. Os cerca de 60 participantes saíram da envolvente ao edifício da Torre da Oliva, pelas 10h00, seguindo depois até ao troço da Avenida Dr. Renato Araújo onde decorria o Domingo Verde.

Sem carros, mas com muita atividade

Quem compareceu ao evento teve a oportunidade de participar num programa diversificado, que incluiu, nomeadamente, apresentações de Tai Chi (pela Associação É Bom Viver) e de Defesa Pessoal (Academia Bruno Pereira), além de Ginástica (ClubeA4) e Voleibol (APROJ), assim como uma aula aberta de Hip Hop para crianças (BeDance). Houve também oportunidade para jogar basquetebol e futebol de rua e praticar ciclismo (Mestre Oleh).
Não faltaram igualmente os já famosos “Jogos do Helder”, sempre muito procurados pelas crianças, mas não só. O pónei Pintas, da Equi S. João, foi outra presença que se repetiu de outras ocasiões e que agradou em especial aos mais novos, assim como as gincanas rodoviárias promovidas pela PSP da cidade. Houve também lugar aos livros, com a participação da Livraria Bertrand.
E, como não poderia deixar de ser num evento com preocupações de sustentabilidade, este troço de avenida, ao apresentar-se sem carros, abriu ainda espaço para a realização de atividades relacionadas com o Ambiente, como um ecojogo, pela ERSUC, um “laboratório” de energias renováveis, pela Junta de Freguesia, e um ateliê orientado pela equipa do Parque do Rio Ul.

“Maior atenção à mobilidade e ambiente”

Como é habitual, o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, foi uma das pessoas que passou pelo evento, tendo-se envolvido em algumas das atividades em curso. Para o autarca os Domingos Verdes são “uma importante forma de sensibilização para uma cada vez maior adesão aos modos suaves de deslocação e uma gradual menor dependência em relação ao automóvel”.
Saudando a “boa adesão” que o evento tem registado nas suas várias edições, Jorge Vultos Sequeira vê nesse facto um sinal de que “há uma crescente atenção das pessoas às temáticas relativas à mobilidade e ao ambiente, o que é essencial para a mudança de comportamentos que levará, por exemplo, à redução das emissões de gases de efeito estufa e diminuição da pegada ecológica da nossa comunidade, em linha com o que se encontra definido no plano municipal para a transição energética”.

45 Recomendações
81 visualizações
bookmark icon